Secções
Entrar

Mulheres correm maratona no Irão sem véu e dois organizadores da prova acabam detidos

Isabel Dantas 07 de dezembro de 2025 às 09:46

Evento contou com cinco mil participantes.

Dois organizadores de uma maratona no Irão, realizada na última sexta-feira, foram detidos por terem autorizado a presença de mulheres sem o hijab na corrida.
A obrigatoriedade do hijab continua a ser motivo de debate na sociedade iraniana AP
Segundo a BBC, cerca de duas mil mulheres e três mil homens participaram, separadamente, na prova e muitas das 'atletas' não usaram propositadamente o véu ou qualquer outro tipo de cobertura na cabeça, o que gerou controvérsia no país. Alguns progressistas aplaudiram a decisão das mulheres em não aceitarem as restrições das autoridades sobre o que podem ou não vestir, mas os conservadores encararam o sucedido como algo inaceitável. Aliás, a realização da própria maratona gerou contestação por parte da liderança teocrática do país. A questão do hijab continua no centro do debate na sociedade iraniana, com o surgimento de cada vez mais opositores à obrigatoriedade de as mulheres terem de cobrir os cabelos. Mas nota-se que as coisas começam a mudar no país, pois há alguns anos a visão de duas mil mulheres iranianas em trajes desportivos a participar num evento como este, mesmo estando separadas dos atletas masculinos, teria sido visto como uma transgressão imperdoável.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela