A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Medalhas a voar, atletas condenados e traições: as polémicas dos Jogos Olímpicos de Inverno
Evento, que termina este domingo, ficou marcado por várias controvérsias, nomeadamente por treinadores suspensos, confissões de traição em direto e atletas acusados de roubo ou agressão sexual.
Embora os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano tenham proporcionado desempenhos excecionais, como a vitória recorde do patinador de velocidade americano Jordan Stolz na prova masculina de 1.000 metros, houve uma série de incidentes polémicos que acabaram por desviar a atenção desta competição, que colocou à prova mais de 3.500 atletas. O evento teve início oficialmente a 6 de fevereiro em Itália. Termina este domingo, 22 de fevereiro.
Foto AP/Nikos Seimenakis
Atleta francesa condenada por roubo participa nos Jogos
A atleta francesa Julia Simon conseguiu conquistar uma medalha de ouro, mas viu a sua vitória ser ofuscada por toda a história em torno de uma condenação criminal, que ocorreu em outubro do ano passado, por ter roubado e usado cartões de crédito pertencentes à sua colega de equipa Justine Braisaz-Bouchet e a uma fisioterapeuta da equipa. Além de ter enfrentado uma pena de prisão, foi também multada em 15 mil euros e no início de novembro foi suspensa durante seis meses da Federação Francesa de Esqui. O órgão regulador do desporto acabou, contudo, por suspender durante cinco meses essa ordem de proibição, o que significa que a atleta só perdeu a abertura do Mundial, que ocorreu em Oestersund, na Suécia. "Não consigo explicar as minhas ações. Precisei de trabalhar com um psicólogo para entender e superar isso", disse ela em tribunal na época da condenação. Depois de Simon ter conseguido arrecadar a medalha de ouro, a atleta levou um dedo à boca como se estivesse a pedir o silêncio dos meios de comunicação relativamente a eventos do passado. "O que eu realmente gostaria agora era que me deixasse em paz", disse a um jornalista do Eurosport.
Atleta sorri com medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto AP/Andrew Medichini
Medalhas a voar
A esquiadora americana Breezy Johnson foi uma das primeiras atletas que viu a sua medalha de ouro a desfazer-se. A atleta mostrou durante uma conferência de imprensa como a medalha se deslocou da fita. "Então, aqui está a medalha e aqui está a fita", disse ela aos jornalistas. "E aqui está a pequena peça que deveria encaixar na fita para segurar a medalha, e sim, ela soltou-se."
Polémicas marcam Jogos Olímpicos de Inverno, com medalhas e atletas em destaque
Foto AP/Andy Wong
Treinador finlandês mandado para casa por consumo de álcool
No dia 12 de fevereiro, o treinador de salto de esqui finlandês, Igor Medved, foi obrigado a abandonar a competição depois de ter violado as regras de conduta da equipa relacionadas com o consumo de álcool. A informação foi adiantada em comunicado pela chefe da equipa da Finlândia, Janne Hanninen. "Cometi um erro e peço sinceras desculpas", disse o treinador em comunicado citado pela revista People. "Quero pedir desculpas a toda a equipe finlandesa, aos atletas e também aos torcedores."Atleta ucraniano banido da competição
COI baniu atleta ucraniano
AP
Atleta confessa ter traído a namorada
Uma das polémicas que também percorreu o mundo foi o facto do atleta norueguês Sturla Holm Lægreid, depois de ter ganhado uma medalha de bronze, ter surpreendido o público ao revelar ter traído "o amor da sua vida". “Há seis meses conheci o amor da minha vida, a pessoa mais bonita e mais bondosa do mundo. Há três meses, cometi o maior erro da minha vida e fui infiel", confessou em declarações ao NRK. "Fiz asneira e tu tens de admitir quando fazes algo que magoa alguém que amas muito."O atleta acabou por descrever a sua última semana como "a pior da sua vida" - isto porque Lægreid confessou a sua infidelidade à então companheira uma semana antes de ter ingressados nos Jogos Olímpicos de Inverno. “Hoje decidi contar ao mundo o que fiz, para que talvez ela perceba o que realmente significa para mim. E talvez não, mas não quero pensar que não tentei tudo para a ter de volta.”
Atleta norueguês celebra pódio nos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto AP/Andrew Medichini
Atleta acusado de agressão sexual
Patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno sob polémica
Foto AP/Natacha Pisarenko
Artigos Relacionados
Tópicos
Atleta
Casa nova
Casa
Atletismo
Jogos Olímpicos
Sturla Lægreid
Ucrânia
Vladyslav Heraskevych
Laurence Fournier Beaudry
Comité Olímpico Internacional
Janne Hänninen
Igor Medved
Finlândia
Rússia
Suécia
NRK
Eurosport
Futbolniy Klub Shakhtar
Artigos recomendados
As mais lidas
Como é o Palácio de Belém e porque é que ninguém quer lá morar?
17 de fevereiro de 2026 às 23:00Diogo Barreto
Indiscretos: a fortuna de João Maria Jonet não é o que se pensa
17 de fevereiro de 2026 às 23:00SÁBADO
Manuel Serrão faliu com dívidas de 44 milhões ao Estado mas beneficia de uma pensão de 3.191 euros
20 de fevereiro de 2026 às 14:09SÁBADO
Quem é quem nos arquivos de Epstein
13 de fevereiro de 2026 às 07:00Luana Augusto
Quatro ministros pediram subsídio de reintegração profissional. Ficaram com mais €4.065 por mês
17 de fevereiro de 2026 às 08:00Marco Alves