Secções
Entrar

Lamine Yamal, o mais novo de sempre a marcar num Euro faz hoje 17 anos

Débora Calheiros Lourenço 13 de julho de 2024 às 10:00

Marcou aos 16 anos, mas completa este sábado 17. Nasceu na Catalunha, filho de pai marroquino e mãe guinéu-equatoriana. Desde os 7 anos que joga no Barcelona.

Eleito o melhor jogador em campo no jogo que levou Espanha para a final do Europeu Lamine Yamal bateu mais um recorde ao tornar-se o marcador mais novo de sempre em Europeus com 16 anos e 362 dias. 

REUTERS/Leonhard Simon

No ano passado já tinha marcado um golo semelhante no europeu sub 17, também nas meias-finais contra a França. No entanto, na altura, o seu golo não foi suficiente para os espanhóis chegarem à final. 

Nascido a 13 de julho de 2007 - completa este sábado 17 anos - em Mataró, na Catalunha, filho de pai marroquino e mãe guinéu-equatoriana, começou por jogar no CF La Torreta e aos 7 anos mudou-se para o La Masía, a academia de juniores do Barcelona, de onde só saiu para ser chamado para a equipa principal na época passada.

Estreou-se pelo Barcelona em abril de 2023, quando tinha apenas 15 anos e 290 dias, mas foi nesta temporada que se conseguiu afirmar na equipa, tornando-se uma das principais figuras do clube. Durante a sua formação já era conhecido como um jogador versátil e criativo e Xavi Hernández, treinador do Barcelona, garante: "É diferente. É um talento inato e os jovens não têm medo". 

Também o selecionador espanhol, Luis de la Fuente, ficou encantado pelo jovem que considera que tem "aquele talento especial". O prodígio espanhol é, por exemplo, o mais jovem de sempre a jogar na La Liga, a ser titular e a marcar pelo Barcelona, a jogar, a marcar e a ser titular no Europeu e, com o jogo frente à seleção francesa, quebrou o recorde de Pelé e tornou-se no jogador mais jovem a participar em meias-finais de um grande torneio de seleções. 

Para celebrar os golos Yamal dobra três dedos da mão direita, criando o zero com o polegar e o indicador e quatro dedos da mão esquerda formando 304. O número é uma homenagem ao bairro onde cresceu, o Rocafonda 304 conhecido por ser uma das áreas mais desfavorecidas não apenas da Catalunha mas de toda a Espanha. 

Do banho para os relvados


Parecia que Yamal estava destinado ao Barça. Em 2007, a UNICEF e a Fundação Barça fizeram uma colaboração com o jornalSportpara criar um calendário solidário que juntava atletas do clube catalão a crianças e às suas famílias.Lamine Yamal, que tinha apenas cinco mesesna altura, e a mãe foram escolhidos para participarem numa sessão fotográfica com Leonel Messi, na altura em que o argentino começava a dar cartas no Barcelona, através de um sorteio que a UNICEF fez no bairro de Rocafonda.

Na semana passada, o pai de Yamal voltou a partilhar a fotografia que retrata o "início de duas lendas", conforme se pode ler na legenda. 


Amanhã pode ser um dia de dupla celebração para este jovem que já vai entrar no campo para jogar a final com 17 anos. Resta saber se vai juntar a celebração do aniversário com a de campeão da Europa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela