José Mourinho e Jorge Mendes reuniram com grupo chinês
"Queremos converter os nossos quase 500 milhões de clientes em adeptos do desporto", diz Zhang Dazhong, o director do Alisports
O gigante chinês do comércio electrónico Alibaba quer tornar os seus milhões de clientes em amantes do desporto, numa tentativa de rentabilizar o crescente mercado da China neste sector, informou esta quinta-feira um executivo da empresa.
"Queremos converter os nossos quase 500 milhões de clientes em adeptos do desporto", disse, ao jornal de Hong Kong South China Morning Post, Zhang Dazhong, o director do Alisports, a subsidiária do Alibaba direccionada integralmente para o desporto.
"A capacidade de consumo da China é imensa e gigante, o consumo de produtos relacionados com o desporto no país está prestes a disparar", acrescentou.
Zhang revelou ainda que no mês passado se reuniu com o treinador português José Mourinho e o seu empresário, Jorge Mendes, em Xangai, a "capital económica" da China.
Os clubes de futebol chineses gastaram mais de 250 milhões de euros até à data no mercado de transferências de inverno e o Presidente da China, Xi Jinping, já assumiu o desejo de tornar o país numa potência da modalidade.
Lançado em Setembro passado, o Alisports adquiriu já os direitos de transmissão para a China dos jogos da Liga de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês), e anunciou que irá patrocinar o Campeonato do Mundo de futebol.
Em 2014, o Governo chinês revelou que planeia expandir o mercado desportivo do país para mais de 680.000 milhões de euros até 2025, visando que este se torne um motor vital de desenvolvimento económico sustentável e social.
Entretanto, o Wanda Group, um dos maiores consórcios privados da China, comprou 20% das ações do clube de futebol Atlético de Madrid e adquiriu a Infront Sports & Media, empresa suíça que detém os direitos de transmissão dos jogos do Mundial.
Em Dezembro passado, a empresa China Media Capital comprou uma participação de 358 milhões de dólares no clube de futebol inglês Manchester City.
Zhang disse que o Alisports não ambiciona comprar um clube, mas "antes criar uma plataforma para as equipas", assumindo que o grupo poderá vir a patrocinar uma grande liga.
O Alibaba poderá ajudar a modernizar a indústria na China e realizar o desejo de Xi, ver o país qualificar-se para a fase final do Mundial, organizar um Mundial pela primeira vez e um dia vencê-lo, acrescentou Zhang.
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