Secções
Entrar

Incêndios: Tondela diz que Belenenses não quis adiar jogo

18 de outubro de 2017 às 21:06

Jogo vai realizar-se às 16h00 de domingo apesar do pedido de adiamento do clube "auri-verde".

O Tondela considerou que os mais altos responsáveis Belenenses revelaram falta de solidariedade, sensibilidade e bom senso ao não chegarem a acordo para o adiamento da partida de domingo, que vai decorrer num dos concelhos fustigados pelos incêndios.

Num comunicado emitido ao final da tarde desta quarta-feira, os "auri-verdes" informam que o jogo não será adiado e terá lugar às 16h00 de domingo, apesar do pedido de alteração de data ter encontrado "todo o acolhimento e sensibilidade" por parte da Liga Portuguesa de Futebol.

"Infelizmente, e apesar de todos os manifestos de solidariedade que as várias instituições do nosso futebol têm tido com o Tondela e com os tondelenses, o Belenenses recusou liminarmente adiar o encontro para datas que se encontram livres no calendário das duas sociedades, impondo-nos uma única proposta no mínimo afrontosa de realizar o encontro 48 horas depois [terça-feira]", refere.

O Tondela considerou que se tratou de "uma desfeita", que deixou os "auri-verdes" "estarrecidos com a falta de bom senso" dos responsáveis do Belenenses. "Ainda se chegou a um princípio de acordo para que o jogo fosse realizado na segunda-feira seguinte, apenas 24 horas depois do horário original, mas dita a razão que tal não significa qualquer mudança face ao que se impunha e ao que nos parece razoável", acrescenta.

Na sequência dos incêndios que assolaram todas as freguesias do concelho de Tondela, na madrugada da passada segunda-feira, o Tondela solicitou à Liga Portuguesa de Futebol o adiamento da recepção ao Belenenses, da nona jornada, agendada para as 16h00 de domingo.

O Tondela sustentou o pedido de adiamento do jogo na má qualidade do ar, que afectou "de forma determinante os trabalhos da sua equipa profissional". "Entendemos também que toda a conjuntura de tragédia e drama social em que Tondela e o distrito de Viseu se viram mergulhados não preconiza que, num quadro desta magnitude, se realize um jogo de futebol, aquilo que todos devemos encarar como um espectáculo. Perderam-se vidas, casas, fábricas, oficinas, lojas, carros e o concelho está pintado de negro", apontou.

O Tondela destaca ainda que a Associação de Futebol de Viseu cancelou a maioria dos jogos dos seus campeonatos distritais, não existindo "condições emocionais e morais para que aquilo que deveria ser uma festa se realize".

"O nosso pedido encontrou da parte da Liga Portugal todo o acolhimento e sensibilidade, pelo que aquela entidade sempre se empenhou em dar resposta à nossa solicitação, pois desde logo ficou compadecida com aquilo que todos vivemos naquela noite de segunda-feira", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela