Secções
Entrar

Hamilton vence em Silverstone e cola-se a Vettel

16 de julho de 2017 às 16:58

O piloto igualou o recorde de cinco vitórias no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, beneficiando do infortúnio de Sebastien Vettel

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) igualou hoje o recorde de cinco vitórias no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, beneficiando do infortúnio de Sebastien Vettel (Ferrari) para se colar ao piloto alemão na liderança do Mundial.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O circuito de Silverstone, cuja continuidade no calendário do campeonato do mundo está em risco por ser "financeiramente inviável", revelou-se uma casa pouco acolhedora para Vettel, que caiu do terceiro para o sétimo lugar, depois de ter sofrido um furo num pneu, na penúltima volta.

O histórico circuito britânico parece, pelo contrário, ter sido feito à medida da condução de Hamilton, que partiu da 'pole position' e liderou a 10.ª prova do Mundial do princípio ao fim -- incluindo passagens pelas 'boxes' -, tendo ainda estabelecido a volta mais rápida.

Hamilton, que reduziu de 20 para apenas um ponto o atraso para Vettel, conquistou a quinta vitória em Silverstone, quarta consecutiva, igualando o recorde do compatriota Jim Clark e do francês Alain Prost.

"De uma forma geral, estivemos irrepreensíveis. Foi um trabalho fantástico durante todo o fim de semana", observou o piloto britânico, que regressou aos triunfos, depois de ter falhado a presença no pódio nas últimas duas corridas, no Azerbaijão e na Áustria.

O tricampeão mundial (2008, 2014 e 2015) terminou com uma vantagem de 14,063 segundos sobre o finlandês Valtteri Bottas, colega de equipa na Mercedes, que recuperou da nona posição na grelha de partida para o segundo lugar final.

O finlandês Kimi Raikonnen (Ferrari) fechou o pódio, a 36,570 segundos de Hamilton, recuperando o terceiro lugar na sequência dos problemas de pneus de Vettel, depois de o ter perdido na volta anterior para o líder do Mundial, exatamente pelo mesmo motivo.

"Sei que ainda há muito trabalho pela frente, mas o objetivo continua a ser o mesmo [a conquistado do título mundial]", disse Hamilton, fazendo o balanço da primeira metade do Campeonato do Mundo, que é composto por 20 corridas.

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) protagonizou uma recuperação improvável, de penúltimo à partida para o quinto lugar na meta, enquanto o espanhol Fernando Alonso foi vítima de problemas no motor do McLaren-Honda e teve de abandonar, pela sétima vez em nove provas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela