Secções
Entrar

"Estou esgotada". Número um mundial Ash Barty abandona o ténis aos 25 anos

Diogo Camilo 23 de março de 2022 às 08:33

Australiana, que lidera o ranking feminino há 114 semanas consecutivas, disse já não ter a "vontade física e emocional" para competir. Barty venceu três títulos do Grand Slam, incluindo o Open da Austrália deste ano.

Ashleigh Barty, a número 1 do ranking mundial do ténis feminino, anunciou esta terça-feira a retirada da competição aos 25 anos.

Ash Barty Reuters

"É a primeira vez que o digo em voz alta e é difícil de o dizer. Mas estou feliz, estou preparada", disse num vídeo partilhado na rede social Instagram e pela Associação de Ténis Feminino (WTA). "Já não tenho a vontade física, emocional e tudo o que me leva a desafiar a mim própria ao mais alto nível. Estou esgotada."

A decisão foi anunciada ao lado da sua antiga parceira em pares Casey Dellacqua.

View this post on Instagram

A post shared by Ash Barty (@ashbarty)


A australiana é a número um do ranking feminino desde 2019, há já 114 semanas consecutivas, e venceu três títulos do Grand Slam: Roland Garros em 2019, Wimbledon em 2021 e o Open da Austrália deste ano, reforçando a sua posição como a melhor do mundo.

O reinado de Barty como número um mundial é o quatro maior da história do ténis feminino, atrás apenas de nomes icónicos como Steffi Graf (186 semanas), Serena Williams (186 semanas) e Martina Navratilova (156 semanas).

No total e só nos últimos três anos, Barty venceu 15 títulos em singulares e 12 em pares - mais do que qualquer jogadora no ativo neste período. A australiana termina a carreira com um registo de 305 vitórias e 102 derrotas em singulares e de 200 vitórias e 64 derrotas em pares, juntando prémios de jogo no valor de mais de 21 milhões de euros.

Em janeiro, Barty tornou-se na primeira australiana a vencer o Grand Slam local em 44 anos, juntando-se ao clube exclusivo dos vencedores do Grand Slam em três superfícies diferentes. "Estou grata por tudo o que o ténis me deu, deu-me todos os meus sonhos e ainda mais, mas sei que chegou o momento para me afastar, seguir outros sonhos e pousar as raquetes", disse.

A Associação de Ténis Feminino (WTA) respondeu, na rede social Twitter: "Obrigada por teres sido uma incrível embaixadora deste desporto e para as mulheres de todo o mundo. Vais-nos fazer muito falta, Ash".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela