Secções
Entrar

Champions. FC Porto perde com o Chelsea e tem meias-finais mais longe

Lusa 07 de abril de 2021 às 22:25

"Dragões" sofreram derrota por 2-0 dos ingleses em Sevilha, com golos de Mount e Chilwell. Segunda mão joga-se também na cidade espanhola, a 13 de abril.

O FC Porto falhou hoje o objetivo de marcar sem sofrer golos e perdeu por 2-0 na 'receção' ao Chelsea, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, disputada em Sevilha, Espanha.

Chelsea - FC Porto Lusa

Mount (32) e Chilwell (85) fizeram os dois golos de uma eficaz equipa inglesa, que deixou o FC Porto com a missão mais complicada e a precisar de inverter o resultado para dar a volta à eliminatória na segunda mão e marcar presença nas meias-finais da prova.

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, apostou no onze habitual, mas com Grujic e Luis Díaz nos lugares dos castigados Sérgio Oliveira (por acumulação de amarelos nos oitavos de final diante da Juventus) e Taremi (por ter sido expulso em Turim).

Após um período inicial menos conseguido, a equipa 'portista' conseguiu ir-se superiorizando e aproximou-se da baliza do Chelsea e foi seu o primeiro lance perigoso da partida, aos 12 minutos, quando Uribe rematou, levando a bola a sair ligeiramente por cima a baliza do Chelsea, que entrou em campo com Kanté e Thiago Silva no banco de suplentes e com uma defesa composta por Azpilicueta, Christensen e Rudiger.

A equipa portuguesa era mais perigosa que o Chelsea e, aos 23 minutos, uma jogada de combinação entre Otávio e Corona permitiu que Pepe recebesse o passe dentro da área e rematasse, mas a defesa inglesa conseguiu cortar para canto. Na transformação, Otávio ensaiou o canto direto, mas Mendy, o guarda-redes do Chelsea, atento, travou as intenções do jogador brasileiro.

Apesar de o FC Porto ter sido mais dominador nos primeiros 30 minutos, foi o Chelsea a primeira equipa a marcar, aos 32 minutos, numa jogada nascida de um passe de abertura de Jorginho para a direita, onde Mason Mount recebeu, rodou e tirou o marcador direto do lance, rematando rasteiro e cruzado para o 0-1.

A formação 'azul e branca' não desistiu de tentar chegar ao golo e procurou de novo aos 42 e 43 minutos, num remate de Corona desviado para canto e numa cabeçada de Pepe defendida por Mendy, respetivamente.

No segundo tempo, foi o Chelsea a primeira equipa a aproximar-se com perigo da baliza rival, com uma cabeçada de Timo Werner por cima da baliza à guarda de Marchesín.

Aos 51, Marega teve nos pés a igualdade, mas o remate do avançado da formação lusa foi travado pelo guarda-redes do Chelsea, que saiu rápido para fechar o ângulo e evitou o 1-1 com os pés.

Seis minutos depois, foi Luis Díaz a quase chegar ao golo, com um remate forte e colocado de fora da área, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza inglesa.

Mesmo com mais remates (11 para 3) e obrigando o guarda-redes do Chelsea a fazer mais defesas que Marchesín (4 para 1) na primeira hora de jogo, o perigo voltou a rondar a baliza do FC Porto, aos 64 minutos, numa falta descaída na esquerda apontada por James e que Azpilicueta rematou de cabeça à entrada da área, com a bola a sair muito perto do poste da baliza portuguesa.

Aos 69, Marega conseguiu receber a bola na área, rodar e atirar, mas Mendy voltou a evitar o golo, e três minutos depois reclamou uma grande penalidade contra o Chelsea, ao cair na área na disputa de um lance, mas o árbitro esloveno Slavko Vincic mandou seguir.

A 10 minutos do final, Thomas Tuchel lançou Thiago Silva e Kanté na partida, o treinador do FC Porto respondeu lançando de uma vez Fábio Vieira, Francisco Conceição e Toni Martinez, mas foi o Chelsea quem aproveitou para, aos 83, atirar ao ferro, por Pulisic, e aos 85, para fazer o 2-0 por Chilwell, que, isolado, tirou o guarda-redes argentino da frente e empurrou para o fundo das redes.

Sem marcar como visitado, o resultado final deixa o FC Porto obrigado a marcar três golos sem sofrer nenhum, na segunda mão, para poder chegar às meias-finais da Liga dos Campeões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela