Secções
Entrar

I Liga: FC Porto bate recorde absoluto de pontos à 17.ª jornada

04 de janeiro de 2026 às 22:39

O novo recorde foi conseguido com um percurso com apenas dois pontos perdidos, no empate a zero na receção ao Benfica, à oitava jornada, e com apenas quatro golos sofridos

O FC Porto terminou a primeira volta da edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol com 49 pontos, um novo recorde absoluto após 17 jornadas, ao somar 16 vitórias e um empate.
FC Porto bate recorde de pontos na I Liga: jogador celebra vitória FC Porto
A formação comandada pelo italiano Francesco Farioli, que este domingo venceu o Santa Clara por 1-0, nos Açores, golo do espanhol Samu, que aproveitou uma ‘oferta’ do guarda-redes açoriano Gabriel Batista, superou o registo do Benfica, que, em 2019/20, sob o comando de Bruno Lage, somou 48 pontos, correspondentes a 16 triunfos e uma derrota. Desde que as vitórias passaram a valer três pontos, e não apenas dois, o que aconteceu a partir de 1995/96, o terceiro registo é de três ‘versões’ do FC Porto, que somaram 47 pontos em 1996/97, 2010/11 e 2021/22, em todas as ocasiões com 15 vitórias e dois empates. O novo recorde dos portistas foi conseguido com um percurso com apenas dois pontos perdidos, no empate a zero na receção ao Benfica, à oitava jornada, e com apenas quatro golos sofridos, o melhor registo em 17 jornadas desde o FC Porto de 1995/96 (três). A formação ‘azul e branca’ somou 16 embates, nove deles fora, entre os quais o 2-1 em Alvalade, face ao bicampeão em título Sporting, 'selado' com tentos do neerlandês Luuk de Jong e do brasileiro William Gomes. Em 2019/20, os ‘encarnados’ apresentaram igualmente um trajeto perfeito em reduto alheio, com um 2-0 em Alvalade, e também só perderam pontos no clássico caseiro, ao caírem por 2-0 na receção ao FC Porto, que se sagraria campeão. Em termos absolutos, o melhor registo da história é impossível de superar, já que, em 1972/73, o Benfica, liderado por Jimmy Hagan, venceu os primeiros 23 jogos, chegando, assim, à 17.ª ronda (segunda da segunda volta) com o pleno de 17 vitórias, que então valiam 34 pontos. Nessa temporada, a equipa da Luz acabaria com o melhor registo de sempre, ainda não igualado, de 28 vitórias e dois empates (2-2 nas Antas e 0-0 na Tapadinha com o Atlético), ambos após ter assegurado matematicamente o título, à 23.ª ronda.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela