I Liga: FC Porto bate recorde absoluto de pontos à 17.ª jornada
O novo recorde foi conseguido com um percurso com apenas dois pontos perdidos, no empate a zero na receção ao Benfica, à oitava jornada, e com apenas quatro golos sofridos
O novo recorde foi conseguido com um percurso com apenas dois pontos perdidos, no empate a zero na receção ao Benfica, à oitava jornada, e com apenas quatro golos sofridos
Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.
Os últimos seis títulos do Benfica tiveram dedo português, com destaque para Jorge Jesus e Rui Vitória. Se Roger Schmidt festejar hoje, sucede ao italiano Trapattoni, que tinha sido o último estrangeiro a ganhar, em 2004, já lá vão 19 anos. Mas os encarnados têm uma grande tradição de treinadores estrangeiros campeões. Afinal, o primeiro técnico português a triunfar em exclusivo só o seria em 1976. Descubra quem foi.
Na época em que viu o seu melhor jogador ser vendido em janeiro e, por esse facto, criticou a administração do clube, Sérgio Conceição consegue sagrar-se campeão nacional. A terceira vez para o treinador, dez vezes mais para o clube.
Os encarnados conseguiram o nono registo perfeito após cinco jornadas e o primeiro desde a temporada de estreia do sueco Sven-Goran Eriksson.
Os “encarnados” venceram o Santa Clara e festejaram em total apoteose o 37 título nacional. Mas os adeptos do clube da Luz já lançaram o desafio e estão a pensar no bicampeonato.
Apesar de ter sido despedido, quando seguia no quarto lugar, a sete pontos do FC Porto, dois do Sporting e um do Sporting de Braga, Rui Vitória entra diretamente para o segundo lugar do 'ranking' dos treinadores com mais campeonatos lusos.
Nas águias, a hora é de festa. Falta um ponto para o título de campeão e basta marcar ao Santa Clara para que esta equipa do Benfica se torne a quinta da história a chegar ao incrível número de 100 golos
Números impressionantes
É o primeiro dérbi na Luz para o campeonato sem Rui Patrício desde 2007 e o primeiro sem Jorge Jesus desde 2008.
Ter apenas dois técnicos numa década é cenário que aconteceu a última vez com Hertzka e Biri
"Este livro não é uma obra literária, é uma reportagem grande. É um produto jornalístico e não literário", refere Tadeia.
Das goleadas encarnadas nas décadas de 30 e de 40 até às vitórias portistas nos anos 2000, já houve de tudo nos clássicos. O deste domingo volta a ser decisivo para o campeonato.
Barros foi internacional em sete ocasiões...
Em 1972/73, Jimmy Hagan levou o Benfica ao título sem derrotas em 30 jornadas...
Campeão nacional nas três épocas completas ao serviço do Benfica