A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
O que são os microdramas que chegam a Portugal em 2026?
Com origem na China, e populares nas redes sociais, os microdramas chegam ao nosso país este ano.
No próximo ano, os microdramas vão chegar a Portugal através de um projeto que junta a RTP1 e SPi, avançou o JN. O formato, pensado para o mundo digital, popularizou-se nos anos mais recentes e já está disponível em países como a França, os Estados Unidos e o Brasil.
Microdramas: pessoa utiliza smartphone sentada num sofá
a smartphone in her hand. Photo by: Fabian Sommer/picture-alliance/dpa/AP Images
O que são microdramas?
Os microdramas são séries curtas, com episódios que duram cerca de um a três minutos, e que se assemelham a conteúdos disponíveis em redes sociais como o Tik Tok e o Instagram. Desenhadas para ser consumidas em formato digital, nos dispositivos móveis, estas séries são gravadas na sua maioria em formato vertical e pensadas para captar rapidamente a atenção, com reviravoltas constantes.Será este o futuro da ficção?
Dados da plataforma Sensor Tower revelam que, até março de 2025, aplicações para assistir a microsséries já tinham sido descarregadas perto de 950 milhões vezes. Em Portugal, para já, está previsto o lançamento de cinco séries curtas, pensadas para consumo digital, cada uma composta por 20 episódios.Qual a origem?
Também conhecido como duanju, o microdrama nasceu na China e tornou-se popular por volta de 2020. Os dados da Associação Chinesa de Serviços de Netcasting, citados pela BBC News, mostram que o país produziu, em 2024, mais de 30 mil microdramas, com lucros que situam em 50,4 mil milhões de yuans (cerca de 6,10 mil milhões de euros). Na China, estas séries são transmitidas em plataformas como o Douyin (o TikTok chinês) e o Kuaishou.Além da China, em que outros países já existem microdramas?
No Brasil, a TV Globo (rede de televisão brasileira) informou este ano que iria lançar os primeiros microdramas. A informação foi partilhada no site oficial da emissora, o gshow, e a rede televisiva também anunciou quais seriam as primeiras séries a ser lançadas: Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário e Tudo Por uma Segunda Chance. “Produzidos pelos Estúdios Globo, com a mesma excelência que fez da nossa dramaturgia referência na televisão e na reverberação nas redes, esta nova iniciativa busca expandir o universo criativo das nossas novelas no ambiente digital”, disse Leonora Bardini, diretora da TV Globo, citada pelo gshow. A 25 de novembro, foi lançado o primeiro episódio do microdrama Tudo Por uma Segunda Chance nas redes sociais TikTok e Instagram, TikTok e Instagram, e na plataforma GloboPlay. Neste momento, já existem países a liderar o mercado. É o caso dos EUA: dados da plataforma Sensor Tower, revelam que o país representou 49% da receita global total [proveniente das aplicações de microdramas] no primeiro trimestre de 2025. O microdrama Audrey in Full Bloom, do cinesta Buddy Calvo, é um dos exemplos e foi lançado este ano. Na Europa, a tendência também se verifica. Em França, a primeira produção neste formato, intitulada Next Door Adventure (Les aventures avec ma voisine na tradução original), foi lançada no Facebook, em 2023, na página do realizador Guillaume Sanjorge, e está disponível no site duanju.fr. A aposta da RTP e da Spi marca uma estreia no contexto português. A SÁBADO tentou entrar em contacto com a RTP para obter mais informações sobre este novo formato, mas não obteve resposta.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Televisão
Série
Portugal
TikTok
Instagram
Estados Unidos
Brasil
França
TV Globo
Rádio e Televisão de Portugal
Sensor Tower
RTP1
Douyin
Estúdios Globo
BBC News
Kuaishou
Artigos recomendados
As mais lidas
Pareciam concorrentes, mas tinham os mesmos donos. Gouveia e Melo assinou oito destes contratos na Marinha
06 de janeiro de 2026 às 18:14Marco Alves
Indiscretos: Alexandra Leitão contrata mulher de Pedro Nuno Santos
29 de dezembro de 2025 às 23:00SÁBADO
Um T5 nas Avenidas Novas, 1 milhão no banco e 700 mil de dívidas. A declaração de Cotrim Figueiredo
06 de janeiro de 2026 às 20:24Marco Alves
Portugal despede-se: as figuras públicas que desapareceram em 2025
30 de dezembro de 2025 às 07:00Renata Lima Lobo
Chega promove ex-chefe de André Ventura
29 de dezembro de 2025 às 23:00Alexandre R. Malhado