Sábado – Pense por si

A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos

Estarreja é Cidade Folha Verde Europeia de 2028

Comissão Europeia distingue Estarreja pelo percurso ambiental e políticas sustentáveis desenvolvidas no concelho.

“Este é um sinal de que a nossa estratégia é uma estratégia de sucesso ao longo destes mais de 20 anos. E estamos no caminho certo”. Foi com estas palavras que Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, começou por reagir à conquista do título de European Green Leaf 2028 (Cidade Folha Verde Europeia), colocando a cidade portuguesa entre as referências europeias no caminho da sustentabilidade ambiental.

Estarreja vence prémio European Green Leaf de 2028
Estarreja nomeada Cidade Folha Verde Europeia de 2028
Estarreja vence prémio European Green Leaf de 2028
Estarreja nomeada Cidade Folha Verde Europeia de 2028

A distinção, da responsabilidade da Comissão Europeia, foi anunciada durante a cerimónia dos European Green Capital e Green Leaf Awards, realizada esta quinta-feira, dia 8, em Guimarães, após a apresentação final das candidaturas. Estarreja disputava o título com as cidades espanholas de Benidorm e Chiclana de la Frontera, tendo sido atribuído em ex-aequo com Benidorm.

O título de Cidade Folha Verde Europeia reconhece o percurso ambiental de um concelho marcado pela sua tradição industrial química, mas também pela riqueza natural da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar. Um território onde a atividade económica, a biodiversidade e as comunidades coexistem, numa procura contínua de equilíbrio entre desenvolvimento e proteção da natureza.

Para a autarca estarrejense, a conquista do título pode ajudar a consolidar o posicionamento da cidade em políticas ambientais, mobilizando a comunidade em torno de objetivos comuns.

“Acima de tudo, este título vem reconhecer o trabalho que nós vimos fazendo ao longo destes últimos 25 anos. Estarreja tem sido muito marcada pelas características industriais e pela indústria química, mas tem sido feito um trabalho de responsabilidade ambiental e social pelas próprias empresas e de envolvimento da comunidade que hoje já nos posiciona noutro patamar em termos de políticas ambientais e, efetivamente, este título vai ajudar a consolidar este posicionamento que já conseguimos atingir.”

Foram destacados resultados alcançados por Estarreja na qualidade do ar e na mitigação das alterações climáticas, iniciativas de promoção da mobilidade sustentável, eficiência energética e valorização dos espaços verdes e azuis ou projetos como o BioRia e a Rede Municipal de Microrreservas. Além do trabalho desenvolvido em parceria com empresas, instituições, escolas e cidadãos que reflete uma estratégia de valorização ambiental construída ao longo de vários anos.

Para Isabel Simões Pinto, a distinção constitui “uma oportunidade para continuarmos a trabalhar, para consolidarmos e para o reconhecimento também daqueles que, ainda hoje, podem não reconhecer Estarreja como uma cidade que está a transformar-se, que se foi adaptando e que queremos que esteja preparada para os desafios do futuro, em termos de adaptação climática e tudo aquilo que são os desafios de hoje em termos ambientais.”

Estarreja prepara-se agora para assumir o papel de embaixadora verde europeia em 2028, com um programa de iniciativas dedicado à biodiversidade, à educação ambiental, à ação climática e à participação dos cidadãos.