Secções
Entrar

SUMIUS – Vinhos elegantes e surpreendentes

11 de dezembro de 2025 às 10:39

Os vinhos da gama Sumius são marcados pelo equilíbrio, que surpreende pela elegância e delicadeza. Vinhos com estilo, originais e criados com o objetivo de personificar o terroir e as castas que teimamos em manter vivas.
1 de 3
Uvas Sumius, colheita para vinhos elegantes e surpreendentes.
Vinhos Sumius: coleção de vinhos rosé, branco, tinto e espumante
Vinho tinto Sumius, de casta Alvarelhão, uma experiência elegante e surpreendente.
O que nos inspira. "Sumius" é uma gruta no leito do Rio Mouro, local de memórias e aventuras que, durante o verão, os jovens tentavam aceder. Nas margens, as vinhas são abençoadas pelo terroir do Vale do Mouro da Sub-região de Monção e Melgaço. O Terroir Os tempos mudaram, a viticultura e a tecnologia evoluíram e, em toda a região, as castas brancas foram tomando conta de muitas vinhas que ainda hoje perduram, pela originalidade, qualidade e notoriedade que dão aos vinhos da região graças à incrível adaptação ao terroir local. A história que está na origem da produção dos vinhos na Região dos Vinhos Verdes, nomeadamente na sub-região Monção e Melgaço, foi contada durante séculos pelas castas tintas autóctones da região como Alvarelhão, Pedral, Caínho, Borraçal, Doçal e Vinhão. Estas castas produziam vinhos elegantes bastante cobiçados pelo mundo. Existe, nomeadamente, no Foral de Monção do ano de 1261, referência às vinhas e aos vinhos de Monção. A nossa história Xavier Ferreira e a família dão vida a um projeto único na recuperação de castas tintas autóctones. Assim, em 2022, nasce o projeto Sumius, no qual cada parcela de vinha é cuidada com esforço e dedicação absoluta, dando vida e continuidade à tradição produzindo vinhos tintos de castas tintas que há muito ameaçam desaparecer. A viticultura fica a cargo do mentor que conhece cada planta e a conduz para que nos dê o seu melhor. O projeto As vinhas situam se em Monção (sub-região Monção e Melgaço) assentes em solo granítico no vale do Rio Mouro onde crescem e maturam sob a dureza dos invernos frios e verões extremamente quentes, criando as condições ideais onde as mesmas castas tintas se expressam de forma única e excepcional, tendo como vizinha a Casta Alvarinho. O projeto tem alma, riqueza natural e uma enorme vontade de aprender sobre as castas, o que os levou a criar uma aliança com investigadores da área, para aprofundar o estudo das castas tintas da sub-região. A missão Sumius é mais do que um projeto, é uma missão que visa não deixar desaparecer as castas que deram à região dos vinhos verdes e Sub-região de Monção e Melgaço, noutros tempos, o sustento, visibilidade e sacio a quem bebia os vinhos tintos e claretes dentro e fora de Portugal. Foram estes os vinhos que nos identificaram e são estas castas tintas que ainda hoje mantemos nas nossas parcelas como homenagem à tradição e saber das mãos d'antigamente. Mais informações em sumius.pt
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela