Secções
Entrar

ENCANTO DO CLÁSSICO "O FEITICEIRO DE OZ" CONTINUA VIVO INSPIRA MONTRAS DE NATAL DA LIVRARIA LELLO PARA FAZER DOS LIVROS ANTÍDOTO PARA A SOLIDÃO

07 de novembro de 2025 às 14:51

Este Natal, a Livraria Lello inspira-se na magia de “O Feiticeiro de Oz”, editado na Little Collection, chancela da Livraria dedicada aos mais novos, para criar uma ode à amizade e à ligação humana. Iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater o isolamento social através da leitura partilhada. Livraria reforça assim o seu papel enquanto dinamizador cultural próximo das pessoas.
1 de 3
Fachada da Livraria Lello com montras decoradas com livros e ilustrações
Arranjo floral com garrafa decorativa brilhante sobre livro aberto
Decoração festiva com papoilas vermelhas, livro aberto e presentes brilhantes
Desde o dia 1 de novembro, as montras de Natal da Livraria Lello encantam quem passa pela Rua das Carmelitas, no Porto, com uma instalação artística que convida o público a mergulhar na fantasia de “O Feiticeiro de Oz”. Este ano, o desafio de dar vida às montras da Livraria foi lançado à artista londrina Lydia Kasumi Shirreff, conhecida pelas suas esculturas em papel intrincadas e minuciosamente feitas à mão. A artista recriou, inteiramente em papel, a mítica Cidade das Esmeraldas, símbolo do caminho de Dorothy e dos seus companheiros rumo à amizade, coragem e sabedoria. “Um convite para trabalhar com a livraria mais bonita do mundo? Fiquei absolutamente encantada. Sempre adorei livros, cresci rodeada por eles — a casa dos meus pais está recheada de Literatura. Mergulhei nas fotografias e na história do edifício da Livraria Lello, que é magia pura. A oportunidade de trabalhar com a livraria é um sonho tornado realidade”, partilha Lydia Kasumi Shirreff. “As ideias por trás do projeto eram muito intrigantes. O que me fascinou neste projeto foi o facto de haver um tema complexo como base da instalação, em vez de ser apenas uma celebração do Natal. O Natal tornou-se o pano de fundo para uma história que é essencialmente sobre amizade e amor, [valores] que superam as diferenças. Quando vi a edição infantil da Livraria Lello [publicada na Little Collection], soube de imediato que queria adaptar aquelas ilustrações para as montras. Elas juntam, de forma incrível, uma inocência encantadora e detalhes coloridos, que funcionavam perfeitamente na obra”, acrescenta a artista. Inspirada pela transição icónica do filme — do preto e branco para o Technicolor —, Lydia quis capturar na instalação o sentimento de maravilhamento. “Quis trazer para as montras o ambiente colorido, o brilho e o encanto infantil — o momento em que o mundo ganha cor. Cada projeto é único e é um puzzle para resolver. Neste caso, a escala era determinante. Queria que tivesse presença. Com as montras, o público tem a oportunidade de ver a instalação de muito perto. A sua função é atrair a atenção e mantê-la, mas também pode ser uma experiência muito pessoal”, explica. O processo de criação começou com esboços e maquetes em pequena escala, antes de a artista se lançar na construção das peças finais, que a própria veio instalar na Livraria. “Foi, sem dúvida, um projeto muito divertido. O meu estúdio vai ficar coberto de purpurinas durante anos, e não tenho arrependimentos”, brinca Lydia. As montras da Livraria Lello são criações artísticas pensadas para cada época do ano. Estas instalações são um cartão de visita do edifício e transformam o coração do Porto num espaço onde a Literatura não é apenas Arte e se torna num agente de transformação e solidariedade. Representada pela Making Pictures (Reino Unido e Europa) e A-GENT Tokyo (Ásia), Lydia é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho para marcas e publicações como Chanel, Vogue UK, Harper’s Bazaar, The Guardian, Anthropologie, De Beers, Adidas Originals, e The Ritz London, entre muitas outras. Lemos a meias? A iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater a solidão e o isolamento social através da leitura partilhada, reforçando o papel da Livraria Lello enquanto dinamizador cultural próximo das pessoas. As montras da Livraria são apenas o primeiro capítulo desta história e missão, que em breve a Livraria Lello irá revelar por inteiro. “Num tempo em que a solidão é reconhecida como uma epidemia global, acreditamos que ler é um gesto profundamente humano e um antídoto silencioso contra o isolamento”, explica Francisca Pedro Pinto, Head of Brand and Creative Business Development da Livraria Lello. “Inspirámo-nos em ‘O Feiticeiro de Oz’ para lembrar que nenhum feiticeiro concede o que a amizade já oferece. Dorothy, o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho mostram-nos que é juntos que reencontramos o caminho a casa. Este Natal, queremos sublinhar que a leitura é isso mesmo: um caminho partilhado, uma companhia constante e, talvez, a forma mais bela de viver mais e melhor”, conclui a responsável.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela