Secções
Entrar

Matey’s Seafood Festival, em Reykjavik

09 de outubro de 2024 às 18:14

Marco Sobral, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vencedor do Concurso Escolar de Cozinha do Bacalhau da Islândia (CECBI) em Portugal

Marco Sobral, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vencedor do Concurso Escolar de Cozinha do Bacalhau da Islândia (CECBI) em Portugal, participou no passado dia 6 de setembro no Matey’s Seafood Festival, juntamente com Marta Oti e Alessendro Abbrescia – vencedores do mesmo Concurso respetivamente em Espanha e Itália. O aluno de Coimbra teve a oportunidade de experimentar todos os menus do festival e ainda apresentar o seu prato para meios de comunicação, chefs de cozinha locais e entidades oficiais, no Herjólfsbaer..

1 de 3

Os três vencedores tiveram a oportunidade de visitar a Islândia durante 7 dias onde, para além de visitarem a incrível ilha, puderam conhecer vilas piscatórias e aprender todo o processo de pesca e processamento do bacalhau. "Esta experiência única proporcionou-me uma serie de visitas técnicas enriquecedoras a unidades de produção de bacalhau, onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto os processos tradicionais e inovadores de tratamento do bacalhau deste produto tão emblemático para ambas as culturas e países. Além da componente técnica, esta viagem permitiu-nos explorar a impressionante beleza natural da Islândia, com visitas culturais a locais de tirar o fôlego a qualquer pessoa, como as paisagens vulcânicas, cascatas, termas, escarpas e paisagem selvagem." refere Emanuel Faria, professor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que acompanhou Marco na viagem.

Desenvolvido em 2015, e promovido pelo CEC - Conselho Exportador Bacalhau da Islândia, o CECBI tem-se tornado cada vez mais conhecido entre os estudantes de cozinha, aumentando anualmente o número de escolas participantes. Desenvolvido em parceria e com o apoio das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, este projeto tem como objetivo apresentar a qualidade do bacalhau da Islândia. Em 2024, a competição de correu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e contou com a participação de 11 escolas de Hotelaria e Turismo - Porto, Viana do Castelo, Faro, Lamego, Lisboa, Estoril, Portalegre, Caldas da Rainha, Coimbra, Portimão, Setúbal - onde cada concorrente apresentou um prato da sua criação, com o ingrediente principal proveniente da Islândia: o Bacalhau.

Esta foi a terceira edição do concurso em Portugal sendo o júri presidido pela Chef Marlene Vieira, acompanhada por David Estevão, chef de cozinha do restaurante aveirense Bacalhau e Afins (que trabalha exclusivamente com o Bacalhau da Islândia) e Eyjolfur Halldorsson islandês, residente de longa data em Portugal, especialista em validação de qualidade do Bacalhau. Marco Sobral, da Escola de Coimbra, foi o grande vencedor, com um prato único de bacalhau, que apelidou de Mar de Bacalhau e Terra de Vulcões.

Rodeada pelo Atlântico e com muito séculos de tradição, a Islândia é o país onde a arte da pesca está preservada na memória coletiva dos seus habitantes. A pesca, como arte e ofício, é passada de pais para filhos, aprimorando métodos seculares. O Bacalhau foi – desde o início dos tempos – a moeda de troca islandesa, mantendo até hoje o seu estatuto valioso e de iguaria única. A sua qualidade incomparável, faz deste uma das maiores iguarias dos habitantes do sul da Europa e de outros mercados longínquos.

Os pescadores de bacalhau têm apenas um objetivo: garantir o melhor produto possível. O bacalhau é capturado nas águas límpidas que rodeiam a ilha e produzido com cuidado e respeito, tanto pela natureza como pelos consumidores. Porque é preciso uma aldeia inteira para produzir bacalhau salgado de qualidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela