Cientistas finlandeses criaram um modelo 3D que mostra como a tosse de uma pessoa se pode espalhar dentro de um supermercado - e com ela, o novo coronavírus. No vídeo dos investigadores da Universidade de Aalto, do Instituto Meteorológico Finlandês, do Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia e na Universidade de Helsínquia, veem-se as partículas a abrangerem dois corredores.
Os resultados preliminares do estudo indicam que os aerossóis que contêm o vírus podem manter-se no ar até seis minutos.
"Alguém infetado pelo novo coronavírus pode tossir e ir-se embora, mas deixa para atrás aerossóis extremamente pequenos que contêm o vírus. Estas partículas podem acabar no trato respiratório das pessoas por perto", explica à Reuters o professor assistente Ville Vuorinen.
Os cientistas encorajam as pessoas a evitar zonas fechadas com muita gente para reduzir o risco de infeção através de partículas emitidas por quem está infetado. A propagação do vírus pode ser abrandada ou mesmo suprimida se a mobilidade diminuir em lojas, restaurantes ou transportes públicos, entre outros espaços.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
O que devemos chamar às diferentes variantes da covid-19?
Análises a águas residuais podem detetar novas variantes da covid-19
Covid-19. O que mais pode fazer para evitar contágios?
Dieta rica em alimentos fritos aumenta o risco de episódios cardiovasculares graves
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.