Sábado – Pense por si

Portugueses precisam de 2,88 planetas para manter o seu estilo de vida

Sónia Bento
Sónia Bento 13 de outubro de 2022 às 11:19

A vida selvagem teve uma queda média de 69% desde 1970, segundo o Relatório Planeta Vivo, da WWF. Portugal tem uma relevante quota-parte de responsabilidade no declínio global das populações de tubarões e raias, sendo o 2.º maior exportador de carne de tubarão.

A abundância de vida selvagem teve uma queda média de 69% desde 1970, segundo o Relatório Planeta Vivo (RPV) 2022 da WWF, que monitorizou mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. O relatório alerta para o estado grave da natureza e aponta para a urgência de implementar ações transformadoras por parte de governos, empresas e cidadãos, de modo a reverter a destruição da biodiversidade. Portugal continua a consumir em excesso, sendo necessários os recursos de 2,88 planetas para fazer face ao consumo dos portugueses, um aumento em relação ao relatório anterior publicado em 2020 (2,52 planetas).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.