Sábado – Pense por si

Infarmed retira bomba de insulina Medtronic do mercado

Foram verificadas situações de potencial sobredosagem.

Vários conjuntos de perfusão usados com as bombas de insulina da empresa Medtronic estão a ser recolhidos do mercado por terem sido verificadas situações de potencial sobredosagem de insulina, informou a Autoridade do Medicamento (Infarmed).

Segundo o Infarmed, "estas situações, que ocorreram pouco depois da substituição dos conjuntos de perfusão, podem ser causadas pelo derrame de fluidos (insulina, álcool ou água) durante o processo de purga/preenchimento do cateter, levando ao bloqueio da membrana do conjunto de perfusão".

O Infarmed aconselha os utilizadores de bombas de insulina da Medtronic a verificarem junto da empresa se os conjuntos de perfusão que utilizam pertencem aos lotes afetados e a seguirem as indicações dadas relativamente à recolha e à troca do material.

Para a substituição dos conjuntos afectados, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde aconselha os utilizadores a contactarem o centro de tratamento que atribui os sistemas ou a entidade onde habitualmente os compram.

"Não é necessária a devolução dos conjuntos de perfusão afectados, devendo proceder-se à sua eliminação" sublinha.

A sobredosagem de insulina pode provocar hipoglicemia, implicar a necessidade de intervenção médica e, em situações extremas, constituir risco de vida.

Segundo o Infarmed, os conjuntos de perfusão abrangidos por esta recolha "serão substituídos por outros que possuem uma membrana produzida num material novo e melhorado" que reduz significativamente este risco.

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.