Sábado – Pense por si

Cancros ginecológicos, uma doença silenciosa

Gabriela Ângelo com Ana Bela Ferreira 20 de setembro de 2024 às 17:22

Cerca de três mil mulheres por ano são diagnosticadas com cancros ginecológicos em Portugal, e entre os cinco tipos de cancro diferentes, o dos ovários é o mais fatal.

Os cancros ginecológicos são doenças silenciosas, ou seja, apresentam sintomas ligeiros, em muitos casos indetetáveis pelas vítimas e que quando são diagnosticados, já se encontram em fases muito avançadas. Por isso, a Associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG) lançou o apelo para o rastreio esta sexta-feira, Dia Mundial deste tipo de cancros. A melhor forma de prevenção é assim fazer visitas regulares ao ginecologista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.