Sábado – Pense por si

Bial vai construir nova fábrica de antibióticos

A maior farmacêutica portuguesa, que firmou a duplicação do seu campus, na Trofa, para 24 hectares, vai investir 15 milhões de euros na expansão industrial, dos quais oito milhões na construção de raiz, a “iniciar a muito curto prazo”, de uma nova fábrica de antibióticos.

A Bial produz atualmente dois antibióticos, um dos quais, garante, é líder de mercado em Portugal (o Clavamox), exportando cerca de 50% de um total de 1,5 milhões de embalagens deste produto em blister e em frasco (suspensões) que fabrica anualmente. Tratando-se de uma área "em que há escassez de capacidade industrial na Europa", a maior farmacêutica portuguesa decidiu investir na construção de uma unidade fabril dedicada em exclusivo a este segmento medicamentoso.

Leia mais noJornal de Negócios.

Tópicos Bial saúde
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.