NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Zita Martins é especialista no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no Universo. É professora associada no Departamento de Engenharia Química do IST e investigadora de Astrobiologia e Cosmoquímica no Centro de Química-Física Molecular no IST.
A astrobióloga Zita Martins foi nomeada codiretora nacional do programa MIT Portugal, anunciou esta segunda-feira em comunicado oInstituto Superior Técnico(IST), do qual a investigadora é professora associada.
Nomeada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Zita Martins assume a codireção nacional do programa dirigido em Portugal pelo professor catedrático da Universidade do Minho Pedro Arezes.
O programa MIT Portugal é igualmente dirigido, mas nosEstados Unidos, pela ex-vice-administradora da agência espacial norte-americana NASA Dava Newman, que foi nomeada, ao contrário dos portugueses, pelo próprio Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde é professora.
O MIT Portugal é um programa científico-tecnológico que resulta da colaboração direta entre a FCT, principal entidade que financia a investigação científica em Portugal, e o instituto norte-americano MIT, envolvendo Governo português, universidades, instituições científicas, entidades não académicas e indústria.
A terceira fase do programa foi lançada em junho de 2018 e foca-se na investigação em áreas como as alterações climáticas, os oceanos, o espaço, a transformação digital na indústria e as cidades sustentáveis.
Especialista no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no Universo, Zita Martins integra o Comité Executivo da Associação Europeia de Astrobiologia e participa em várias missões espaciais, como a europeia Ariel (que vai estudar a atmosfera de planetas fora do Sistema Solar) e a japonesa Hayabusa2 (que pretende recolher e analisar amostras do asteroide Ryugu).
Depois de ter lecionado e investigado em França, nos Estados Unidos (na NASA) e no Reino Unido, é desde janeiro de 2018 professora associada no Departamento de Engenharia Química do IST e investigadora de Astrobiologia e Cosmoquímica no Centro de Química-Física Molecular no IST, criando pela primeira vez esta área de investigação em Portugal.
Astrobióloga Zita Martins nomeada codiretora nacional do programa MIT Portugal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.