Sábado – Pense por si

Antiácido pode danificar os rins

O uso prolongado de omeprazol, utilizado para tratar o refluxo gástrico, pode provocar doença renal crónica

Cientistas da Universidade de Washington, Estados Unidos, avaliaram 200 mil veteranos do exército norte-americano, dos quais 173 mil tomavam regularmente omeprazol e os restantes tomavam outros antiácidos.

Ao fim de três anos de acompanhamento, os investigadores concluíram que quem tomava omeprazol corria 96 por cento mais risco de desenvolver doença renal, segundo o El Mundo.

O omeprazol está indicado para aliviar os sintomas da acidez no estômago e prevenir hemorragias gastrointestinais provocados por alguns inflamatórios. 

O estudo, publicado na revista Journal of the American Society of Nephrology, verificou ainda uma relação entre o tempo de consumo do medicamento e a propensão para desenvolver problemas nos rins.  

O medicamento, que reduz a quantidade de ácidos gástricos produzidos pelo estômago, é popular em Portugal. Em 2013, foram consumidos mais de três milhões de comprimidos, uma quantidade considerado excessiva, na altura, pela Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia.  

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.