Sábado – Pense por si

Antiácido pode danificar os rins

15 de abril de 2016 às 15:08
As mais lidas

O uso prolongado de omeprazol, utilizado para tratar o refluxo gástrico, pode provocar doença renal crónica

Cientistas da Universidade de Washington, Estados Unidos, avaliaram 200 mil veteranos do exército norte-americano, dos quais 173 mil tomavam regularmente omeprazol e os restantes tomavam outros antiácidos.

Ao fim de três anos de acompanhamento, os investigadores concluíram que quem tomava omeprazol corria 96 por cento mais risco de desenvolver doença renal, segundo o El Mundo.

O omeprazol está indicado para aliviar os sintomas da acidez no estômago e prevenir hemorragias gastrointestinais provocados por alguns inflamatórios. 

O estudo, publicado na revista Journal of the American Society of Nephrology, verificou ainda uma relação entre o tempo de consumo do medicamento e a propensão para desenvolver problemas nos rins.  

O medicamento, que reduz a quantidade de ácidos gástricos produzidos pelo estômago, é popular em Portugal. Em 2013, foram consumidos mais de três milhões de comprimidos, uma quantidade considerado excessiva, na altura, pela Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia.  

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.