A diabetes afeta mais de 10% da população. Em 2045 vão ser 30%

A diabetes afeta mais de 10% da população. Em 2045 vão ser 30%
Diogo Barreto 14 de novembro de 2019

No Dia Mundial da Diabetes, Emilia Querido explica como identificar, lidar e prevenir uma doença que em muitos dos casos passa despercebida.

Mais de um milhão de portugueses tem diabetes. Cerca de 13% da população portuguesa padece desta doença, na sua maioria, diabetes tipo 2. Mas o valor realmente alarmante é aquele que se estima para daqui a 26 anos: 30% da população terá diabetes. 

O presidente da Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes acrescenta ainda que cerca de 40% dos casos de diabetes em Portugal estão por diagnosticar já que muitas vezes os sintomas "não são reconhecidos e, quando o são, são desvalorizados ou atribuídos a outras causas". Entre os sintomas que mais comummente são ignorados contam-se a "sede, o cansaço e a irritabilidade", refere Emiliana Querido à SÁBADO.

A presidente da FPAD explica que a diabetes 2 é "uma doença silenciosa e muitas vezes diagnosticada aquando da intensidade dos sintomas e logo um avanço da condição". E é por ser, muitas vezes, uma doença que passa despercebida que Querido defende que se deve apostar no trabalho de "informação e prevenção da Diabetes junto da população e um empenho ainda maior dos profissionais de saúde para a Diabetes, no alerta para os sintomas e na prevenção e adequação terapêutica".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais