Todos os distritos do continente e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV)
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo apresentam um índice de exposição à radiação ultravioleta de 8; os distritos de Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Faro estão no nível 9, e Évora e Beja no 10.
As Regiões Autónomas da Madeira (9) e Açores (8) também apresentam um índice de exposição à radiação ultravioleta muito elevado.
Para este índice de exposição, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Para hoje, o IPMA prevê no continente uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, céu pouco nublado ou limpo.
O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de noroeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir do início da tarde no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro, por vezes com rajadas até 60 km/h.
Segundo o IPMA, nas terras altas o vento soprará moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante norte. Prevê-se neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco nas vertentes norte e terras altas.
O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, rodando para nordeste durante a manhã e tornando-se moderado (20 a 35 km/h) durante a tarde.
Já nos Açores, o grupo ocidental (Flores e Corvo) terá céu geralmente pouco nublado, possibilidade de aguaceiros fracos e vento sul moderado (20/30 km/h), rodando para sudoeste.
No grupo central (Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge) prevê-se céu com boas abertas, tornando-se encoberto a partir da tarde. Períodos de chuva fraca, mais frequentes a partir da tarde e vento sueste bonançoso (10/20 km/h), rodando para sudoeste, constam também da previsão.
No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) espera-se céu com boas abertas, aguaceiros fracos e vento sueste fraco a bonançoso (05/20 km/h), rodando para sudoeste, indicou o IPMA.
No continente prevê-se que a temperatura máxima atinja os 33 graus Celsius em Faro, 31 em Beja, 31 em Évora, 26 em Lisboa, 28 em Santarém, 31 em Castelo Branco, 29 em Portalegre, 28 em Bragança, 25 em Coimbra, 23 em Viana do Castelo e 23 no Porto.
Todo o país com risco muito elevado de exposição à radiação UV
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.