Secções
Entrar

Vacina da AstraZeneca "é segura e eficaz", diz Agência Europeia do Medicamento

Diogo Barreto 18 de março de 2021 às 16:10

Especialistas que reavaliaram a vacina garantem que não há relação entre a mesma e a formação de coágulos sanguíneos.

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) decretou que a vacina da AstraZeneca é "segura e eficaz" contra a covid-19 e "não está associada à formação de coágulos". A vacina foi reavaliada depois de ter sido suspensa em mais de 20 países, incluindo Portugal.

Vacina AstraZeneca

Emer Cooke, directora do regulador, explicou que ficou provada a segurança da vacina, considerando que os benefícios superam os riscos.

O comité de farmacovigilância da EMA, composto por peritos dos vários Estados-membros da União Europeia, chamou "especialistas em episódios tromboembólicos e representantes dos países" para ajudar na decisão e estes concluíram que não há relação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos.

A posição surge depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela