A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Susete Estrela: "Não guarde arroz no frigorífico mais do que um dia"
É um dos hábitos mais comuns na cozinha mas não é inofensivo - pode provocar uma intoxicação depois de reaquecido. A engenheira alimentar explica que a alimentação saudável não é necessariamente segura e identifica os erros mais perigosos que estão completamente normalizados.
Comer bem não chega: no que diz respeito à alimentação esta deve ser a mensagem. E é fácil perceber porquê. "Muitas famílias não adoecem por comer mal, mas sim por comerem de forma insegura", diz à SÁBADO a engenheira alimentar Susete Estrela. Nem todos os alimentos que consideramos saudáveis são boas escolhas, assim como há erros que se cometem na cozinha (muitos estão enraizados na nossa cultura) que podem pôr em risco a nossa saúde, alerta a especialista. E dá um exemplo muito simples: provar a comida para perceber se está estragada.
compras consumo supermercado comida alimentos fruta legumes
Nunca tivemos uma alimentação tão controlada. Mas é preciso adotarmos novas práticas
Susete Estrela, engenheira alimentar
Tapar um tabuleiro de comida com papel de alumínio ou guardar vegetais embrulhados em alumínio é perigoso?
Na própria embalagem há uma nota a indicar as situações em que o papel de alumínio não deve ser usado. É mais um exemplo de como a indústria, apesar de criticada, procura proteger o consumidor e alertar que os alimentos, utensílios e embalagens são desenhados para um uso específico. No caso da folha de alumínio, o risco está na migração de partículas para os alimentos, sobretudo se forem ácidos (como tomate, limão ou laranja) ou muito salgados. É um detalhe invisível, mas que faz diferença a longo prazo. A alternativa é simples: usar vidro ou caixas herméticas, que são mais estáveis e seguras.
Quais são as tábuas mais seguras: as de madeira ou as de plástico?
Ambas têm prós e contras. As de madeira, apesar de terem algumas propriedades antibacterianas naturais, não devem ser usadas se estiverem muito fissuradas, pois torna a sua limpeza e secagem mais difícil. Nesse estado, passam de aliadas a foco de contaminação. As de plástico são laváveis na máquina, mas quando estão riscadas também se tornam difíceis de higienizar e promovem o consumo de microplásticos.
O ideal é ter tábuas separadas para diferentes grupos de alimentos e substituí-las quando estão muito gastas. Em casa, prefiro as de madeira, bambu ou até mármore. Recentemente, surgiram tábuas de titânio, que podem vir a ser uma opção interessante. Mais importante do que o material é a forma como cuidamos da tábua: limpa, bem seca e substituída a tempo.
Há frutas e legumes que não devem ser guardados no frio?
Depois de retirados da planta-mãe, as frutas e os vegetais continuam a respirar e a evoluir no seu processo natural de maturação ou envelhecimento. Em casa, para evitar desperdício, precisamos de conhecer melhor a “personalidade” dos que mais usamos. No livro tenho uma tabela prática com exemplos dos que gostam mais e menos de frio.
A beringela e o tomate, por exemplo, não devem ser guardados no frigorífico. Já os frutos vermelhos adoram temperaturas próximas de zero. Alguns toleram bem a humidade fria, mas outros não, como a alface, que em contacto direto com humidade se degrada muito mais rápido. Para alguns, o frio altera o sabor, a textura ou acelera a degradação.
Além disso, há uma interação invisível mas poderosa: guardar laranjas com maçãs, por exemplo, faz com que ambas envelheçam mais rapidamente. Isto acontece porque algumas frutas libertam etileno, um gás que acelera a maturação, enquanto outras são extremamente sensíveis a ele. Por isso costumo dizer que algumas frutas cansam a beleza de outras.
Quais as doenças silenciosas que podem advir de comportamentos errados na manipulação e conservação dos alimentos?
A toxina cereulide, no caso do arroz guardado mais de 24 horas, pode provocar inflamação intestinal e desequilibrar a microbiota, reduzindo as populações de Lactobacillus, uma das bactérias mais abundantes e protetoras do nosso intestino. Uma curiosidade: uma meta-análise mostrou que pessoas com síndrome do intestino irritável apresentam também níveis reduzidos de Lactobacillus.
Outro exemplo, vem do hábito de lavar o frango cru. A água não elimina bactérias como o Campylobacter jejuni, pelo contrário, espalha-as pela bancada, faca, tábua e até pelos vegetais ao lado. Resultado: uma das infeções alimentares mais comuns no mundo, que pode causar diarreia, febre, vómitos e dores abdominais. O perigo silencioso surge quando esta bactéria desencadeia a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune rara que afeta os nervos periféricos e pode provocar fraqueza muscular e até paralisia temporária. A única forma segura de lidar com o frango é simples: cozinhá-lo bem.
Outros exemplos de doenças silenciosas incluem listeriose, que pode causar aborto ou septicemia; doenças renais ou hepáticas associadas à exposição a E. coli, micotoxinas [substâncias tóxicas produzidas por fungos] e metais pesados; cancro colorretal e mais de 200 doenças que podem ter origem nos alimentos e bebidas inseguras. Chamamos-lhes silenciosas porque muitas vezes não se revelam de imediato com febre ou diarreia. Os danos instalam-se em silêncio e podem manifestar-se anos depois, quando já é tarde.
Não se deve lavar o frango cru. A água não elimina bactérias, pelo contrário, espalha-as pela bancada, faca, tábua e até pelos vegetais ao lado.
Susete Estrela
Engenheira alimentar
Evite mais de 50 erros na cozinha para uma alimentação segura com Susete Estrela
Editora Arena
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Boys do PSD entraram na EMEL (e em força)
30 de setembro de 2025 às 07:00Marco Alves
Como Carlos Moedas se apropriou da obra dos outros
23 de setembro de 2025 às 23:00Marco Alves
No submundo das raves: "Éramos uma alternativa a Ibiza"
26 de setembro de 2025 às 07:46Raquel Lito
Os segredos para uma noite tranquila e revigorante
30 de setembro de 2025 às 23:00Susana Lúcio
Arrancou a campanha de vacinação: Devo vacinar-me contra a Covid?
29 de setembro de 2025 às 07:01Lucília Galha