Secções
Entrar

Poluição do ar é terceira causa de morte evitável em França

21 de junho de 2016 às 08:53

48 mil pessoas morrem por ano devido a este problema causado por actividades humanas

A poluição do ar devida a partículas finas é responsável da morte de 48 mil pessoas em cada ano em França, o que representa a terceira maior causa de mortes evitáveis, depois do tabaco e álcool.

Um estudo divulgado hoje especificou que as mortes por esta poluição resultante de actividades humanas, como transportes, indústrias, aquecimento com recurso a fontes de energia fóssil ou agricultura, correspondem a 9% da mortalidade em França continental.

O director da agência pública, Santé Publique France, que produziu o documento, realçou que "o fardo da poluição do ar está em terceiro lugar, atrás do tabaco (78 mil mortes por ano) e do álcool (49 mil mortes)", considerando que se está perante "uma espécie de mortalidade invisível".

Esta poluição representa "uma perda de esperança de vida para uma pessoa com 30 anos que pode ultrapassar dois anos", sublinhou-se no estudo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela