Secções
Entrar

Medicamentos reaproveitados vão ser usados para tratar doentes com cancro

Diogo Barreto 21 de fevereiro de 2022 às 08:44

Estudo pretende perceber o efeito que medicamentos podem ter no tratamento do cancro, quando conjugados com medicamentos oncológicos.

Um grupo de cientistas portugueses quer experimentar o tratamento do cancro com medicamentos reaproveitados, que não estão indicados no tratamento de doenças oncológicos, avança o Jornal de Notícias.

Getty Images

O criador da  Cátedra de Inovação em Oncologia e da OncoPharma, os grupos de investigação por trás dos ensaios clínicos, explicou como vão funcionar os testes: "Comparamos um fármaco de referência em oncologia com um fármaco para outra terapêutica, por exemplo um antiviral, para percebermos o efeito desses fármacos combinados".

Se a proposta do ensaio clínico for aceite pela Comissão de Ética, os investigadores experimentarão a combinação de medicamentos em 500 doentes numa primeira fase, com o apoio de investigadores do Hospital de São João. Testes em humanos devem começar com 500 doentes oncológicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela