Secções
Entrar

Marcelo convida crianças com cancro a visitá-lo a Belém

04 de setembro de 2017 às 23:09

O presidente dá o seu apoio a uma iniciativa da associação Acreditar

O Presidente da República visitou hoje a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, a quem manifestou o seu apoio, e convidou crianças e famílias a visitarem-no no Palácio de Belém.

1 de 7
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR
Foto: NUNO FOX/LUSA / PR

Marcelo Rebelo de Sousa esteve ao final da tarde na Casa Acreditar de Lisboa - a associação tem outras duas casas, em Coimbra e no Porto -, que se situa junto ao Instituto Português de Oncologia e vai expandir-se para um edifício ao lado, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

No final da visita, o presidente da associação, João de Bragança, disse que esta é "uma casa longe de casa" para muitas crianças e jovens com cancro e para as suas famílias, e referiu que as obras de expansão vão custar à Acreditar cerca de "um milhão e 700 mil euros".

"Contamos com a sociedade civil para nos ajudar", declarou João de Bragança. Depois, dirigindo-se ao chefe de Estado, deixou-lhe um apelo: "Naquilo que nos puder ajudar, fica aqui o nosso pedido de sensibilização".

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu também o pai de uma das crianças pedir-lhe para utilizar "a sua influência" para "ajudar esta casa".

Em seguida, rodeado de crianças, o Presidente da República destacou a campanha internacional de sensibilização para o cancro pediátrico "Setembro Dourado", que a Acreditar está a promover em Portugal.

"É uma campanha que se destina a todas as portuguesas e a todos os portugueses, para entenderem e, se o considerarem possível e adequado, apoiarem aquilo que é um trabalho já com muitos anos. Já são 23 anos, e a primeira casa há 15 anos. É muito tempo", afirmou.

"Está dado esse patrocínio, esse apoio a esta campanha e ao vosso trabalho em geral", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa realçou a importância das três casas desta associação "para meninos e meninas e suas famílias que vêm de longe, que vêm de fora, que têm a sua casa noutra casa, mas que utilizam estas três casas para garantirem o acompanhamento dos tratamentos".

"Continuamos a ter meninas e meninos que todos os anos precisam deste tratamento e deste apoio, todos os anos, e por isso é que tem de crescer a capacidade de acolhimento destas casas", considerou.

Antes de se despedir, o Presidente da República convidou as crianças e jovens apoiados pela Acreditar a visitarem-no no Palácio de Belém.

"Não é a minha casa, a minha casa, onde eu moro, é outra. Mas depois trabalho num sítio que se chama Palácio de Belém - é, tem o nome de palácio. Eu trabalho lá. Querem visitar-me um dia no Palácio de Belém?", perguntou.

Marcelo Rebelo de Sousa propôs que fossem todos visitá-lo, com as famílias, e que depois continuassem a visitar-se com frequência: "De vez em quando convidam-me para eu vir cá. Da próxima vez, convidem-me para eu comer qualquer coisa com vocês. Hoje não deu, fui só ver a cozinha. E outras vezes eu convido-os para vocês irem comer comigo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela