Secções
Entrar

Maioria dos eurodeputados não protegeu o clima

Lusa 15 de abril de 2024 às 08:17

Os responsáveis pela análise notam que há diversidade dentro dos grupos políticos e dentro dos partidos nacionais, sendo possível encontrar protetores em todo o espetro político, com exceção da extrema-direita.

Uma minoria dos eurodeputados agiu no mandato 2019-2024 para proteger o clima e a natureza e reduzir a poluição, indica uma análise de cinco das principais organizações ambientalistas europeias, que colocam PSD e CDS-PP no grupo dos piores.

REUTERS/Yves Herman

De acordo com a análise, que é hoje apresentada em Bruxelas, a maioria dos eurodeputados ou agiu para adiar iniciativas ou como "pensador pré-histórico", atrasando a ação necessária ou "votando de forma irregular e inconsistente".

Ou, acrescentam as organizações num comunicado, essa maioria falhou completamente "no apoio a iniciativas que visam fortalecer a capacidade da União Europeia (UE) enfrentar o desafio das diferentes crises que se lhe colocam no presente e no futuro".

No barómetro de avaliação, as cinco organizações ambientalistas colocam as forças políticas em três grupos, de acordo com as ações de proteção do clima: os protetores, os que mais protegeram; os procrastinadores, na posição intermédia; e os que menos apoiaram as ações relacionadas com o clima, os pensadores pré-históricos.

Os responsáveis pela análise notam que há diversidade dentro dos grupos políticos e dentro dos partidos nacionais, sendo possível encontrar protetores em todo o espetro político, com exceção da extrema-direita.

E explicam que deram a cada grupo/partido uma pontuação, numa escala até 100, sendo esse o valor mais ambientalista.

No grupo dos protetores, as organizações colocaram em primeiro lugar os "Verdes/Aliança Livre Europeia", com 92 pontos (de 100 possíveis), seguindo-se "A Esquerda", com 84 pontos, e depois a "Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas", com 70 pontos.

O grupo dos procrastinadores tem apenas o "Renovar a Europa", com 56 pontos, e nos pensadores pré-históricos ficaram os outros três grupos, o "Partido Popular Europeu" com 25 pontos, o dos "Conservadores e Reformistas Europeus", com 10 pontos, e o "Identidade e Democracia", com seis pontos em 100 possíveis.

Olhando apenas para os eurodeputados portugueses e aplicando a mesma avaliação, o Bloco de Esquerda e o PS são classificados como protetores, o PCP é procrastinador, e o PSD e o CDS-PP pensadores pré-históricos.

O Bloco de Esquerda (91 pontos) está na média do seu grupo político (Aliança Livre Europeia) e o PS (79 pontos) está mesmo acima do seu (Aliança Progressiva dos Socialistas e Democratas).

Pior classificado está o PCP, que com 67 pontos não foi além de procrastinador, quando o seu grupo político (A Esquerda, 84 pontos) está bem acima, classificado como protetor.

Nos pensadores pré-históricos, o PSD (27 pontos) está dentro da média do seu grupo, ligeiramente acima, e o CDS-PP (20) está abaixo da média (os dois no Partido Popular Europeu).

O barómetro analisou o voto individual de cada eurodeputado e classificou-o em relação às recomendações de voto das cinco organizações ambientais sobre 30 dossiers políticos, que incluem legislação em matéria de clima, natureza e poluição.

"Os benefícios para os cidadãos de uma transição socialmente justa para uma Europa com impacto neutro no clima, positiva para a natureza e com poluição zero são enormes e, nos últimos cinco anos, o Parlamento Europeu teve o poder e a oportunidade de atuar corajosamente para conduzir a União Europeia neste sentido", dizem as organizações no comunicado, que em Portugal é subscrito e divulgado pelas associações ambientalistas Geota, Spea, Quercus e Zero.

E acrescentam que a divulgação desta informação permite aos cidadãos europeus responsabilizarem os seus representantes pelo recente desempenho parlamentar, e exigirem maior ambição nos próximos cinco anos. As eleições europeias decorrem em junho próximo.

O barómetro é da responsabilidade das organizações "BirdLife Europe",  "Climate Action Network Europe", "European Environmental Bureau", "Transport & Environment" e "Gabinete de Política Europeia da WWF".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela