Secções
Entrar

Maior icebergue do mundo escapou do vórtice e dirige-se para o Oceano Atlântico

Ana Bela Ferreira 15 de dezembro de 2024 às 18:01

Depois de estar preso numa coluna de água a maior parte deste ano, A23a soltou-se e está a dirigir-se para Norte.

O maior icebergue do mundo, o A23a, libertou-se do vórtice onde estava preso há quase um ano e está novamente a movimentar-se. Com uma área de 3,800 km quadrados (40 vezes a área da cidade de Lisboa) e 400 metros de profundidade dirigi-se para Norte, sendo esperado que chegue ao Oceano Atlântico.

Courtesy of European Union/Copernicus Sentinel-3/Handout via REUTERS

O A23a separou-se da Antártida em 1986, mas ficou preso junto à costa, logo depois, devido à sua profundidade que o vez encalhar no fundo do Oceano Antártico. E aí ficou estático por mais de 30 anos. O enorme bloco de gelo começou a mover-se para norte em 2020, até que na primavera ficou preso numa coluna de água, ficando a rodar sobre si próprio junto às ilhas Órcades do Sul.

Na sexta-feira, a Monitorização Britânica da Antártida (BAS, na sigla em inglês) anunciou que o icebergue estava agora mais a norte. "É entusiasmante ver o A23a a mover-se novamente depois de ter estado preso. Queremos ver se ele vai seguir a mesma rota de outros grandes icebergues que se separaram da Antártida", explicou Andrew Meijers, um oceanógrafo da BAS, no comunicado divulgado.

Os cientistas esperam que o A23a deixe o Oceano Antártico em direção ao Atlântico, onde vai encontrar águas mais quentes e deve começar a fragmentar-se em pequenos icebergues, acabando por derreter. Andrew Meijers faz parte da equipa que está a estudar o impacto da passagem dos icebergues nos ecossistemas locais.

Um dos efeitos será o de levar nutrientes às áreas por onde passam, como defendeu no ano passado Laura Taylor, uma biogeoquímica, que colheu dados das águas à volta do A23a. "Sabemos que estes icebergues gigantes podem levar nutrientes às águas por onde passam, criando ecossistemas prósperos em zonas que, de outro modo, seriam menos produtivas. O que não sabemos é a diferença que determinados icebergues, a sua escala e as suas origens podem fazer nesse processo."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela