Secções
Entrar

Escolas vão receber produtos biológicos

29 de março de 2017 às 11:56

Presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO) enalteceu hoje a intenção do Governo

O presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica enalteceu hoje a intenção do Governo de distribuir produtos biológicos nos refeitórios públicos, adiantando que nos próximos meses a AGROBIO vai arrancar com um projecto-piloto nas escolas.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai apresentar hoje as medidas da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e um plano de acção. Entre as acções a anunciar está a distribuição de produtos biológicos no novo regime de frutas e leite escolar e incluir estes alimentos nas ementas dos refeitórios públicos.

"A associação [AGROBIO] vai desenvolver em breve um projecto-piloto nesta área das cantinas escolares com produtos biológicos e pretendemos demonstrar nos próximos meses que é possível haver alimentação biológica nas escolas públicas", disse.

Jaime Ferreira adiantou que o projecto será anunciado nos próximos meses, escusando-se a dar mais pormenores sobre o mesmo.

"O que posso dizer é que isto nunca foi feito em Portugal, mas é possível fazê-lo. Há todo um trabalho a fazer com os agricultores, com a contratação de produtos, mas vai ser possível. O que falta em Portugal é organização e planeamento da produção face ao escoamento e criar condições para que as cantinas possam receber esses produtos", disse.

Segundo Jaime Ferreira, o plano hoje a anunciar pelo Governo, é "absolutamente importante e estruturante" para a agricultura biológica e "já fazia falta há muitos anos".

"A existência deste documento permitirá dar indicações a quem pretende desenvolver agricultura biológica em Portugal. Vamos aguardar pelo resultado final deste documento pois não o conhecemos, apesar de termos feito parte de um grupo de trabalho", disse.

O responsável lembrou que a AGROBIO está há 32 anos em Portugal e já "venceu muitas barreiras".

"Outro desafio no plano de acção é fomentar um aumento da produção biológica. Nós precisamos claramente de mais produtos. Não estamos satisfeitos com a produção nacional, que é escassa. Claramente a procura é maior que a oferta", disse.

De acordo com Jaime Ferreira, a produção nacional não abastece as necessidades mesmo em frutas e legumes, tendo os produtores recorrido a Espanha.

"Nós temos todas as condições para aumentar a produção. Penso que este plano irá também promover e incentivar a produção de produtos biológicos", realçou.

O presidente da AGROBIO salientou igualmente a necessidade de Portugal ter de apostar na produção biológica em áreas como os lacticínios, da carne e dos cereais e leguminosas, quase inexistentes.

Jaime Ferreira destacou ainda a necessidade de se obterem dados estatísticos sobre o desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal e de se fazer investigação como por exemplo à existência de pesticidas nos alimentos.

Hoje, o Governo vai também anunciar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos.

Promover a representação da produção biológica em certames nacionais e internacionais, desenvolver um plano de comunicação nesta área versando o grande público e iniciativas de promoção dos produtos biológicos a nível local e nacional são outras das medidas previstas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela