Sábado – Pense por si

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Professores empurrados para a baixa médica

Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.

Obesidade (3)

Linhas (des)orientadoras espalharam a ideia errada de que contar as calorias dos alimentos, optando pelos que têm menor quantidade, seria a chave para a perda de peso. O número de calorias que entra no nosso organismo não corresponde ao número de calorias que sai; que comer gordura não nos faz gordos.

João Carlos Barradas

O que foi Joe Biden fazer a Angola?

Angola pode ser usada pelos EUA no confronto com a China, que é desde 2006 o maior parceiro comercial do país africano. Porém, administração Trump não reserva nada de positivo para os angolanos.

Jornal de Negócios

Território europeu coberto por floresta é bastante díspar

As florestas ocupam cerca de 43% da superfície da UE. Apesar de a área florestal ter aumentado nas últimas décadas, a perda de coberto acelerou e o estado de conservação das florestas europeias é considerado deficiente pela Comissão Europeia. Numa altura em que Estados-membros enfrentam o flagelo dos incêndios florestais, o Europa Viva debruça-se sobre a situação das florestas, os desafios que enfrentam e os instrumentos de que a UE dispõe para protegê-las.

Jornal de Negócios

Há mais de 200 produtos nacionais com indicação geográfica protegida

As indicações geográficas da UE protegem atualmente cerca de 3.500 produtos europeus, entre os quais 200 portugueses, dentro e fora do espaço comunitário. Os produtos abrangidos constituem um património e um tesouro cultural e gastronómico único cujo valor de vendas ascende a 80 mil milhões de euros.

Jornal de Negócios

Alargamento deve obrigar a reforço do orçamento da UE

De 1986 a 2023, Portugal recebeu mais de 161 mil milhões de euros em fundos europeus, sendo beneficiário líquido do orçamento da UE. Um futuro alargamento não significa necessariamente que Portugal perca esse estatuto. Eurodeputados ouvidos pelo Negócios consideram uma boa notícia se um dia Portugal for contribuinte líquido.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)