Secções
Entrar

Descoberto na Austrália cogumelo mais venenoso do mundo

03 de outubro de 2019 às 20:22

O cogumelo "chifres de veado" foi descoberto no extremo norte da Austrália, a milhares de quilómetros das montanhas japonesas e coreanas, a sua zona de origem.

Ocogumelo"chifres de veado", um dos mais venenosos do mundo, foi descoberto no extremo norte da Austrália, a milhares de quilómetros das montanhas japonesas e coreanas, a sua zona de origem.

O espécime 'Podostroma cornu-damae' foi encontrado por um fotógrafo num subúrbio de Cairns,Queensland, antes de ser identificado pelos especialistas, divulgou hoje a James Cook University (JCU).

No passado, foram relatadas mortes naCoreiae noJapão, em situações em que as pessoas usaram os "chifres de veado", vermelhos brilhantes, confundindo-os com outros fungos usados na medicina tradicional, e ingeridos como uma infusão.

Matt Barrett, um micologista da JCU, destacou a importância da descoberta do fungo na Austrália, para perceber como a sua capacidade de progressão se estendeu consideravelmente.

Os "brilhantes chifres de veado" são o único fungo conhecido cujas toxinas podem ser absorvidas pela pele e o seu consumo pode provocar vómitos, diarreia, febre e vários sintomas que, sem tratamento, podem resultar em falência de órgãos ou danos cerebrais e consequente morte.

"O facto de encontrarmos no nosso jardim fungos singulares e medicamente importantes, como os "brilhantes chifres de veado", mostra que ainda temos muito a aprender sobre cogumelos no norte daAustrália", disse Matt Barrett.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela