Como é que uma borboleta levanta voo? Cientistas descobriram mistério
Como é que um inseto tão pequeno consegue voar com asas tão grandes? A teoria era de que estas permitiam à borboleta ter a força suficiente para se descolar do ar, mas nunca ninguém tinha demonstrado como tal acontecia.
As borboletas são um dos insectos mais facilmente identificáveis e mais estudados, mas o que sempre intrigou investigadores é como pode uma criatura tão delicada voar com asas tão grandes e ineficazes. Agora, um novo estudo mostra que este animal evolui a sua forma eficaz de esvoaçar de forma a gerar impulso e, ao mesmo tempo, afastar predadores.
Nos anos 70, investigadores desenvolveram a teoria de que as suas grandes asas permitia à borboleta ter a força suficiente para se descolar do ar, mas nunca ninguém tinha demonstrado como tal acontece.
Usando um túnel de vento e câmaras que captam momentos a alta velocidade, investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram perceber a maneira como borboletas voam, algo desconhecido até agora.
"As asas comportam-se de uma maneira interessante. A parte frontal e a parte traseira encontram-se antes da parte central, formandouma espécie ", disse à BBC o co-autor do estudo, Per Henningsson, publicado na revista científica Journal of the Royal Society Interface.
Edições do Dia
Boas leituras!