Secções
Entrar

Carlos Cortes reeleito bastonário da Ordem dos médicos

Lusa 03 de junho de 2025 às 21:17

Foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos.

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos dos 16.721 médicos que participaram nas eleições que terminaram esta terça-feira, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Mariline Alves

Carlos Cortes foi o único candidato nas eleições para o mandato que termina em 2029 e que decorreram entre 29 de maio e hoje.

O especialista em patologia clínica candidatou-se a um segundo mandato depois de ter assumido o cargo pela primeira vez em março de 2023, quando foi eleito com 61,94% dos votos na segunda volta das eleições, então disputadas com o médico Rui Nunes.

As eleições na ordem, que deveriam acontecer em janeiro de 2026, foram antecipadas para este mês na sequência do novo Estatuto da Ordem dos Médicos, que obrigava a desencadear o processo eleitoral no prazo de um ano desde a publicação dessa revisão estatutária.

Carlos Cortes apresentou um programa de candidatura com 20 propostas-chave para o próximo mandato, entre as quais a revisão dos "aspetos lesivos" do novo Estatuto da ordem, a proteção do ato médico e a criação de uma nova carreira para esses profissionais de saúde.

De acordo com o calendário, a posse do bastonário dos médicos tem de ocorrer até 30 dias após o ato eleitoral.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela