Secções
Entrar

Autoridade Marítima alerta para perigos de caravela-portuguesa em praias do Algarve

11 de março de 2018 às 14:33

Organismo tem surgido com maior incidência nas praias entre Monte Gordo e a Manta Rota.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou este domingo a população para evitar o contacto com as caravelas-portuguesas que desde sábado surgiram na costa do Algarve, com maior incidência nas praias entre Monte Gordo e a Manta Rota.

"Em caso de ser avistada, deve-se evitar o contacto com este organismo de nome científico 'Physalia physalis' e que vive na superfície do mar graças ao seu flutuador cilíndrico, azul-arroxeado, cheio de gás, cujos tentáculos podem atingir os 30 metros, sendo o seu veneno muito perigoso", alertou a AMN em comunicado.

Aquela espécie aquática parecida com a alforreca surgiu nas praias do sotavento algarvio, no sábado, com maior expressão entre Monte Gordo e a Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro.

De acordo com a AMN, "algumas pessoas, especialmente as sensíveis às picadas e venenos das águas-vivas, podem ter reacções alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios".

"Nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência das unidades de saúde", sublinhou a AMN no documento.

Os efeitos da picada daqueles organismos marinhos resultam em "dor forte, sensação de queimadura, irritação, vermelhidão, inchaço e comichão".

A AMN acrescenta que, no caso de haver contacto com a caravela-portuguesa, as pessoas devem evitar esfregar a zona atingida, não usar água doce, álcool ou amónia, lavar com soro fisiológico, retirar os tentáculos (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas ou uma pinça de plástico e aplicar vinagre, bandas ou água quente, para aliviar a dor, e consultar assistência médica o mais rapidamente possível.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela