Secções
Entrar

Agência espacial indiana prevê realizar voo tripulado até 2027

Lusa 06 de maio de 2025 às 22:47

O primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou a sua intenção de enviar um homem à Lua até 2040.

A agência espacial da Índia anunciou hoje que planeia lançar uma missão orbital não tripulada ainda este ano, antes do seu primeiro voo com tripulação no início de 2027.

REUTERS/Steve Nesius

"Isto representa a ascensão da Índia como uma potência espacial global", frisou Jitendra Singh, ministro da Ciência e Tecnologia da Índia, citado num comunicado.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou a sua intenção de enviar um homem à Lua até 2040.

"A missão orbital não tripulada Gaganyaan (nave espacial) está programada para ser lançada ainda este ano. Já foram realizados testes de recuperação com a Marinha Indiana e estão planeadas novas simulações de recuperação no mar", destacou o Ministério do Espaço, também em comunicado.

Juntamente com mais testes, isto permitirá à Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO) enviar astronautas para o espaço.

"Estes marcos culminarão no primeiro voo espacial humano da Índia em 2027, com o lançamento de astronautas indianos em órbita a bordo de um foguetão indiano a partir de solo indiano", pode ler-se na nota.

A ISRO disse que o voo espacial está previsto para o "primeiro trimestre" de 2027.

O país mais populoso do mundo mostrou as suas ambições espaciais na última década, com um programa espacial que cresceu consideravelmente e ganhou impulso.

"O treino de astronautas também está a progredir de forma constante", destacou o Governo indiano.

"Quatro pilotos da Força Aérea Indiana, selecionados como astronautas designados, concluíram o seu treino na Rússia e estão a passar por mais treino específico de missão na Índia", acrescentou.

A Índia igualou as conquistas das grandes potências a um custo muito mais baixo.

Em agosto de 2023, tornou-se a quarta nação a aterrar uma nave espacial não tripulada na Lua, depois da Rússia, dos Estados Unidos e da China.

O astronauta indiano Shubhanshu Shukla, de 39 anos, tem lançamento previsto para a Estação Espacial Internacional em maio, tornando-se o primeiro astronauta indiano a fazê-lo e o segundo em órbita.

A missão, realizada em conjunto pela NASA e pela ISRO, será lançada a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida. Shukla, que deverá pilotar a missão Axiom 4, está entre os principais candidatos para o programa de voos espaciais da ISRO.

A viagem de Shukla ao espaço terá lugar 40 anos após o icónico voo do indiano Rakesh Sharma a bordo de uma nave espacial russa, em 1984.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela