Secções
Entrar

Sonda espacial da NASA sobrevoa objeto mais distante de sempre

01 de janeiro de 2019 às 10:31

O 'Ultima Thule' é um vestígio congelado da formação do sistema solar. Está situado a cerca de 6,4 bilhões de quilómetros da Terra. A sonda espacial New Horizons terá tirado cerca de 900 imagens.

"Nunca antes uma nave espacial explorou um objeto tão distante". Foi desta forma que a NASA anunciou o feito. A sonda espacial New Horizons sobrevoou esta terça-feira o objeto mais distante alguma vez visto. A informação foi avançada pelo diretor científico da missão, Alan Stern.

O objeto em questão é o  ‘Ultima Thule’, um vestígio congelado da formação do sistema solar. Está situado a cerca de 6,4 bilhões de quilómetros da Terra. Os cientistas esperam que sua observação ajude a entender melhor como o sistema solar foi formado.

A Sonda espacial terá tirado cerca de 900 imagens durante os poucos segundos em que sobrevoava o Ultima Thule, a uma distância de cerca de 3.500 quilómetros.

A confirmação das imagens só será dada esta terça-feira, por volta das 15:00.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela