Secções
Entrar

Quebra das patentes pode resolver falta de vacinas?

SÁBADO 28 de abril de 2021 às 22:52

A emissão de licenças compulsórias é uma das propostas para acelerar a produção das vacinas, contestada pelas farmacêuticas e quase ignorada pelos políticos europeus. Confira os argumentos.

A cada novo contratempo na produção, atraso nas entregas contratualizadas ou suspensão na administração de uma vacina, ressurge o debate sobre o levantamento das patentes como forma de mitigar ou resolver o problema de escassez de vacinas contra a covid-19. Com a pandemia longe do fim e as novas estirpes do vírus a ameaçarem prolongar a crise de saúde pública, várias vozes e alguns dos países mais afetados – Índia e África do Sul lideram a petição na Organização Mundial do Comércio (OMC) – reclamam a suspensão dos direitos de propriedade industrial para aumentar a capacidade de fabrico em todo o mundo. Porque não avança esta solução?

Leia mais no Jornal de Negócios.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela