Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Virgílio Castelo: “Ser-se galã nos anos 80 em Portugal era ser amaldiçoado”

10 de dezembro de 2022 às 10:00

Prestes a fazer 70 anos e com 50 de carreira, o ator volta às origens: começou pelo teatro de revista e, agora, está a fazer uma personagem cómica numa novela. Mas onde se sente mais feliz não é a representar – é a escrever poemas.

Foi enquanto galã de novelas – um rótulo de que nunca gostou – que se tornou conhecido. E foi logo nessa primeira, Origens, ainda nos anos 80, que teve a abordagem mais curiosa de sempre. “Estava a tomar o pequeno-almoço numa pastelaria e veio uma velhota ter comigo. Pediu-me para me tocar na cara para ver se eu era de verdade”, conta à SÁBADO. Mas foi pela comédia que Virgílio Castelo se estreou na representação e é a esse registo que agora regressa – com o surfista Almeno, na novela Sangue Oculto da SIC. Para o papel, o ator, 69 anos, além de aprender surf (“o suficiente para enganar o público”), recuperou o que aprendeu com o teatro de revista, quando tinha 20. Garante que desse Virgílio mantém quase tudo, menos uma coisa: as noitadas. “Agora chego às 23h e estou cheio de sono”, diz, entre risos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)