Sábado – Pense por si

Primeiras palavras dos bebés surgem à hora da papa

Maria Espírito Santo 19 de março de 2017 às 11:48

É na hora da refeição, quando se repetem os nomes dos objectos, que os bebés aprendem as primeira palavras, dizem os investigadores

Quando Mikey nasce, chora, esperneia e diz: "Socorro! Ponham-me lá dentro outra vez." E o grito tem voz adulta, a de Bruce Willis. O bebé não fala, mas ouvimo-lo pensar a todo o momento em Olha quem fala. Cerca de 27 anos passados sobre a estreia da comédia romântica, podemos ainda não saber o que é que eles pensam, mas estamos mais perto. Um estudo norte-americano atou câmaras às cabeças de oito bebés para ter uma visão egocêntrica – ou seja, ver tudo do ponto de vista deles – e desvendar como chegam às primeiras palavras. Conclusão: mesa, cadeira, taça ou colher estão entre as primeiras coisas a que o bebé tenta dar nome, porque é o que aparece de forma mais repetida no seu universo visual.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.