Sábado – Pense por si

Papa Francisco: "Um enfermeiro salvou a minha vida"

Em entrevista a rádio espanhola, o Papa conta que esta é a segunda vez que um enfermeiro salva a sua vida. Francisco foi submetido a uma cirurgia ao cólon em julho.

O Papa Francisco revelou, sobre a sua recente cirurgia ao cólon, que um enfermeiro lhe salvou a sua vida e que esta foi a segunda vez que tal aconteceu.

Reuters

Num excerto de uma entrevista à rádio espanhola COPE, que será divulgada na quarta-feira na íntegra, Francisco contou: "um enfermeiro salvou a minha vida, um homem com muita experiência. É a segunda vez na minha vida que um enfermeiro salva a minha vida. A primeira foi no ano de 57".

A primeira vez foi uma freira italiana que, contrariando os médicos, mudou a medicação que deviam dar ao futuro Papa, então um jovem seminarista, para curá-lo de uma pneumonia.

Segundo a rádio, na entrevista são também abordadas especulações sobre a sua saúde e até mesmo uma possível renúncia - um boato publicado por um jornal ultraconservador italiano - e ao qual o papa respondeu: "Quando um Papa está doente, sopra uma brisa ou um furacão de conclave".

Francisco foi submetido a uma cirurgia no dia 04 de julho devido a uma "estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante", na qual foi retirada parte do cólon.

Em atos recentes, Francisco apareceu totalmente recuperado, embora numa audiência com legisladores católicos tenha começado o seu discurso a desculpar-se por não poder falar de pé porque ainda estava "no período pós-operatório".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.