Sábado – Pense por si

O mundo através dos olhos do meu cão

Rita Sanches com Carlos Rodrigues Lima 22 de novembro de 2017 às 10:00

A SÁBADO foi com um escritor invisual conhecer a única escola de cães-guia em Portugal. O livro “Através dos meus pequenos olhos” já vai na oitava edição e conta a história de um cão guia, Cross, e do seu dono, Mário.

É quarta-feira, dia 15 de Novembro e são 8h06. Emilio chega à recepção do Hotel Altis, em Lisboa, acompanhado do seu cão, Spock, e de Monchi, a sua namorada. A viagem é de quase três horas, em que Monchi descreve ao pormenor a Emilio cada casa, banco, loja ou museu que vê, narrando aquilo que parece ser um conto de fadas: casas lindas, flores coloridas e uma vegetação deslumbrante. O escritor ouve com atenção. Perto de Coimbra, Monchi comenta que vê um cemitério rodeado por casas, o que os deixa admirados, tanto quanto a vegetação que agora mudou e está escura, devido aos recentes incêndios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.