Sábado – Pense por si

Nelson Mandela: A única visita a Portugal foi em Outubro de 1993

Vítor Matos 10 de maio de 2015 às 07:50

Meses antes de tomar posse como Presidente, a 10 de Maio de 1994, foi tratado como uma estrela mundial, encontrou-se com toda a gente: Cunhal, Soares, Cavaco, Guterres e Barroso

Nelson Mandela era uma pop star global quando desembarcou em Lisboa, aos 75 anos, de cravo vermelho na lapela. Só tinha passado uma vez por Portugal, acabado de entrar na clandestinidade, em 1962, a caminho de Londres. Durante a escala desse avião na capital da ditadura salazarista, todos os passageiros receberam um cálice de vinho do Porto e Mandela não se esqueceu: o vinho generoso do Douro passou a ser a única bebida alcoólica que apreciava – e recordou esse episódio numa das cerimónias em sua homenagem que preencheram os dois dias da visita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.