O português de 18 anos, vencedor do The Voice de França no ano passado, é um dos oito finalistas da final francesa da Eurovisão.
O português Lisandro Cuxi, vencedor do programa televisivo The Voice em França no ano passado, é um dos oito finalistas da final francesa da Eurovisão.
O jovem de 18 anos, com raízes cabo-verdianas, contou à Lusa que seria "um sonho" ir a Portugal representar a França neste concurso.
"Se eu passar na final, vai ser uma coisa muito especial. Ir ao meu país representar a França é qualquer coisa. Eu nasci em Portugal, vim para França e agora poderia ir novamente a Portugal. É um sonho", descreveu o cantor.
Lisandro Cuxi vai interpretar a canção "Eva", com a qual conquistou o primeiro lugar na primeira meia-final do concurso, a 13 de Janeiro, e que é "um hino à mulher".
"A música fala de todas as mulheres que lutam para poder dar comida aos filhos, sozinhas. Tenho três irmãos e uma mana e a minha mãe sempre lutou para dar-nos comida. Sempre, sempre. E sempre sozinha. Nesta música falei de todas essas Evas, essas mulheres que lutam", explicou.
Apesar do "medo e do stress", Lisandro Cuxi promete dar o seu melhor para vencer a final deste sábado que vai ser transmitida em directo no canal televisivo France2.
"Quero muito ir a Portugal. Somos oito e só um vai a Portugal. É uma pressão muito grande mas vou dar tudo o que tenho e é o público que vai escolher quem é o melhor representante francês", afirmou.
O Festival Eurovisão da Canção vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, a 12 de maio, em Lisboa, depois da vitória de Salvador Sobral, no ano passado.
Lisandro Cuxi lançou o primeiro álbum em França - "Ma bonne étoile" - em Setembro de 2017, apenas três meses depois de ter vencido o programa The Voice, tendo o primeiro single - "Danser" - percorrido as rádios francesas com ritmos que queriam "fazer dançar Cabo Verde".
Em Novembro, o cantor venceu o prémio NRJ Music Award na categoria "Revelação do Ano".
Lisandro Cuxi, que em 2015 já tinha participado no programa televisivo francês The Voice Kids, nasceu em Portugal e foi para França com nove anos, sendo filho de pais cabo-verdianos naturais da ilha de Santiago.
O cantor, que nasceu em Loures, foi para Cannes, no sul de França, com nove anos e começou a cantar aos 12 anos, tendo aprendido com a irmã, a cantora Soraia Ramos.
A carregar o vídeo ...
Lisandro Cuxi, um português na final da Eurovisão em França
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.