Sábado – Pense por si

Jack Bruce (1943-2014)

Dulce Neto
Dulce Neto 29 de outubro de 2014 às 15:39

Quis ser Mozart, apaixonou-se por Bach e fez-se famoso no rock, no primeiro supergrupo, os Cream. Consideram-no um dos maiores baixistas do século XX

Não se podiam ver, os dois. A animosidade que os separava era antiga – Baker despedira Bruce de um grupo de jazz e blues (Graham Bond Organisation) mas este só desistiu dos ensaios quando o outro o ameaçou com uma faca. Por isso, Ginger Baker engoliu em seco perante a exigência de Eric Clapton: sim, aceitava formar um trio, mas queria o baixista Jack Bruce, com quem já tinha tocado. Baker não teve alternativa e Bruce decidiu deixar que a música os unisse. Pelo menos durante algum tempo. E assim nasceram os Cream, o primeiro supergrupo do rock, em 1966, de vida curta e sucesso rápido no Reino Unido e nos Estados Unidos, para onde partiram em tournée, embalados com hits como Sunshine of Your Love, White Room ou I Feel Free.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.