Fizemos uma visita guiada ao céu do Alqueva

Tânia Pereirinha 01 de outubro de 2015

Porque o turismo astronómico está na moda, o site Trivago elegeu os melhores locais do mundo onde é possível fazê-lo. Um fica em Portugal - a SÁBADO esteve lá

O encontro era às 22h, mas estamos no Alentejo, no eixo Reguengos-Monsaraz, estranho seria se a pontualidade fosse britânica e o jantar de açorda de bacalhau e migas com carne de porco não tivesse demorado mais do que o previsto. Problema: se no dia seguinte, segundo do programa de fim-de-semana, não faria grande diferença – "Ah, eu não ligo muito às horas", foi como o reguengueiro Filipe Valadas, da Tuk Tuk Saraz, respondeu à inquietação da nossa guia, a meio de um passeio por entre antas, cromeleques, menires e pontes romanas –, na noite de sábado todos os segundos contavam.

"Saturno já foi, ou se despacham ou também perdem a Lua!", fizeram saber, via SMS, Leonel Godinho, engenheiro, Nélson Nunes, astrofísico (e um dos cientistas premiados com o Breakthrough 2015, financiado por Mark Zuckerberg), e Nuno Santos, astrónomo, à porta do ainda em construção OLA (Observatório do Lago Alqueva), à espera da SÁBADO.

Despachámo-nos. Que é como quem diz, descemos o terreno de terra batida do Observatório, em direcção à água, mesmo a tempo de espreitarmos pelo telescópio e vermos o satélite natural da Terra, em quarto minguante, a pôr-se no horizonte. "Podem sempre voltar na próxima semana, há eclipse total de domingo para segunda à 1h da madrugada", animam-nos os cicerones da visita guiada ao céu, ponto alto do programa proposto pela operadora local About Dreams, como se não houvesse mais nada para ver.

O top 10 do Trivago para ver estrelas

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais