Sábado – Pense por si

Bastidores: A nossa maior comunidade chinesa

Rui Hortelão
Rui Hortelão 29 de julho de 2015 às 16:31

Numa época em que tanto se fala dos grandes investimentos da China em Portugal, a SÁBADO leva-o à mais genuína realidade dos chineses que preferem o nosso país há muito e que transformaram a Varziela num grande centro de cultura e comércio chinês

Varziela fica em Vila do Conde e é a maior comunidade chinesa em Portugal. De lá, saem quase todos os produtos que abastecem as lojas de todo o País. O negócio prospera há anos, mas a desconfiança dos empresários chineses aqui radicados mantém -se como se tivessem acabado de chegar. Não estão sozinhos, a responsável pela Igreja Evangélica Chinesa do Norte ainda respondeu a um email da SÁBADO, mas depois optou por não falar mais. Nada de novo, já em 2008 a investigadora académica Maria de Fátima Ferreira Nunes encontrara um ambiente hostil. "Senti receio, o medo e mesmo a fúria de alguns empregados e mesmo proprietários", escreveu na tese de doutoramento em antropologia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.