Sábado – Pense por si

A ciência explica as ondas de McNamara

SÁBADO/Lusa 27 de abril de 2015 às 13:16

O trabalho foi desenvolvido pelo investigador Pedro Proença Cunha e explica entre outras coisas, a origem das ondas gigantes numa síntese cientifica para o surfista

E se Garrett McNamara tivesse previsto o momento em que as ondas seriam mais favoráveis para bater o record? O investigador Pedro Proença Cunha elaborou uma síntese científica sobre o mar da Nazaré e as suas ondas gigantes para o recordista mundial de surf McNamara, que também pode ser usada por outros surfistas, revela uma nota da Universidade de Coimbra hoje divulgada. O projecto surgiu na sequência da visita de McNamara à Universidade de Coimbra, em Outubro de 2014, durante a qual o surfista "confidenciou que gostaria de saber mais sobre as ondas que o celebrizaram e que projectaram a Nazaré para o mundo". O trabalho foi desenvolvido em articulação com o centro de investigação MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.